O mar azul é um dos fatores preferidos de quem vai visitar um arquipélago. E isso, em Andamão você encontra. O arquipélago, que pertence à Índia, é um destino de florestas virgens, praias vazias, bangalôs de bambu e tudo mais que caracteriza um paraíso em terra.
O lugar reúne pouco menos de 600 ilhas de origem vulcânica, sendo apenas 36 delas habitadas principalmente por populações nativas.
Mesmo estando em uma região bastante visitada por turistas do mundo inteiro, as ilhas de Andamão guardam lugares pouco conhecidos, que passam despercebidos do grande público. Talvez por isso tenha gente chamando o destino de “último segredo do sudoeste asiático”. Vale conferir!
Havelock talvez seja a ilha mais visitada do arquipélago. É lá que está a melhor infraestrutura do destino, com hotéis e restaurantes. E além disso, a grande atração do lugar é o mergulho com Rajan, o elefante nadador. Para ver e nadar com o animal, é preciso ir ao Barefoot Scuba, na praia 3 e agendar seu encontro.
E por falar em mergulho, as ilhas de Andamão são citadas entre os melhores lugares do mundo para fazer a atividade. Talvez por seu isolamento e, com certeza, pela transparência de suas águas e riqueza de corais.
Não deixe de visitar também as ilhas de Neil – mais rústica -, Jolly Buoy e Red Skin, que são perfeitas para praticar snorkel, e a Little Andaman, onde os surfistas têm vez.
Vale lembrar que é preciso de autorização para visitar algumas das ilhas e nem todas elas estão liberadas para passar a noite. Para saber direitinho sobre as permissões, consulte o escritório de Turismo de Andamão e Nicobar na capital do arquipélago, Port Blair.
Como chegar
As ilhas Andamão só podem ser acessadas a partir da Índia, de Chennai ou Caucutá. Há dois voos saindo dessas cidades com destino a Port Blair. De lá, os barcos levam até as ilhas abertas a visitação. Em geral, é preciso pernoitar em Port Blair e, no dia seguinte, partir para Havelock ou outro destino de sua preferência. Fazem o roteiro: Air India e Jet Airways.
Onde ficar
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ Dushyant Kumar Thakur