Com quase 1.000 km², Rügen é a maior ilha da Alemanha. Em pleno Mar Báltico e a cerca de dois quilômetros do continente, Rügen oferece praias de areia branquinha e parques e reservas nacionais repletos de uma natureza exuberante. Para quem está em busca de algo completamente diferente do usual na Alemanha, este é o lugar certo.
Uma das principais características da ilha é seu litoral tomado por falésias de tons bem claros – por isso é conhecido como “costa do giz”. Durante o verão na Alemanha, as temperaturas podem chegar a mais de 25°C, então é completamente possível curtir uma praia. É nessa época do ano que Rügen recebe milhares de turistas.
No século XIX, as cidades de Binz, Putbus e Sellin eram reconhecidos balneários de luxo na ilha, frequentados por personalidades como Thomas Mann e Bismarck. Hoje, ainda é possível encontrar um pouco do charme dessas épocas passadas nas pequenas cidades de Rügen, com seus resorts luxuosos, arquitetura clássica, píeres e vias para pedestres. Em Binz, existe ainda um castelo, o Jagdschloss Granitz.
A natureza é outra característica que atrai turistas à ilha há décadas. O Parque Nacional Jasmund, na ponta nordeste do destino, em Sassnitz, guarda algumas das mais bonitas falésias “de giz” de Rügen, como a formação Königsstuhl. Já a Reserva da Biosfera da UNESCO Südost-Rügen abriga lindas praias, baías de água rasinha e florestas de faias.
Mais informações em: germany.travel
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / MissPassionPhotography