A Indonésia é um dos maiores arquipélagos do mundo e possui paisagens incríveis e destinos queridinhos dos turistas do mundo inteiro, como Bali. Se você gosta de ilhas paradisíacas, o país é um verdadeiro oásis de lugares para visitar e se encantar. A Ilha Padar, por exemplo, é um lugar ainda pouco divulgado para os brasileiros, mas com uma vista de tirar o fôlego.
Integrante do Parque Nacional de Komodo, o destino fica a cerca de 30 quilômetros de Labuan Bajo – cidade-base para visitação da região – e chama a atenção com seu cenário de montanhas rochosas e cobertas de verde recortadas por três baías de aguas azul-turquesa. Cada baía, inclusive, se diferencia por uma faixa de areia de cor diferente (branco, preto e rosa – sendo essa ultima uma das sete existentes ao redor do mundo).
Para admirar a região do ponto mais alto da ilha, são cerca de 30 minutos de caminhada até o topo da montanha. Durante o trajeto, há três mirantes para descansar e fazer fotos desse pequeno pedaço de paraíso, que conta com apenas 14 km² de pura natureza. Não é a toa que o lugar foi considerado Patrimônio Mundial e Reserva da Biosfera pela UNESCO.
A Ilha Padar também é lar dos exóticos dragões de Komodo, mas é bastante raro encontrá-los por lá. Os enormes lagartos são encontrados mais facilmente nas ilhas vizinhas de Rinca e Bat. Ainda em Padar, há falcões, tartarugas e outras espécies que compõem sua rica fauna.
Para chegar até as ilhas do Parque Nacional de Komodo é preciso partir em um passeio de barco a partir de Labuan Bajo. Há roteiros de um a três dias, dependendo da quantidade de ilhotas visitadas e do tipo de hospedagem.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ LukeWaitPhotography