Para quem gosta de estar em contato com a natureza, a Ilha Grande, em Angra dos Reis, oferece várias opções. São mais de 193 km de belezas naturais,com cerca de 113 praias de varios tamanhos e características. A grande maioria das praias são desertas ou possuem poucos habitantes e outras são bem isoladas. Mas nada que atrapalhe a beleza e intimidade entre Mata Atlântica e o mar.
Conhecer todas as praias da ilha requer dias, porém passeios de lancha como o que tem na Vila Abraão fazem o famoso passeio Volta a Ilha. Nele, dá pra aproveitar melhor os lugares devido ao seu rápido meio de transporte. O trajeto por Caxadaço, onde a cor da água lembra as praias de Noronha; a Praia Parnóica que além de ser linda, possui um rio de água doce para tomar banho e a praia de Mero e Aventureiros, uma das praias mais bonitas da Ilha Grande.
A Praia Lopes Mendes foi eleita pela TripAdvisor como a segunda mais bonita do Brasil. O acesso a ela pode ser feito por trilha, e demora cerca de 3 horas, por isso o mais recomendado ir de lancha, que inclusive proporciona o passeio que se chama SuperSul – indo da praia do Caxadaço e na Ilha do Jorge Grego. A Praia Julia e Abraaozinho tem infraestrutura muito boa, ideal para ffamílias com crianças pequenas, pois dependendo da maré são formadas piscinas onde é possível praticar o caiaque ou Stand up paddle.
O acesso a Ilha Grande é um pouco complicado. É possível ir de carro e deixá-lo em Conceição do Jacareí e depois pegar uma escuna ou Fastboat até a Ilha, porém vale a pena esse esforço pois o destino é muito preservado com mata verde e praias limpas com águas transparentes.
Texto por: Raphaela Cristina Alves
Foto destaque por