Considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a Ilha Fraser, localizada a menos de cinco quilômetros da costa de Queensland, na Austrália, é a maior ilha de areia do mundo. Com 122 km de comprimento, a ilha fica próxima da Grande Barreira de Corais e exibe uma natureza abundante na terra e na água.
Exceto por alguns hotéis e áreas para camping, praticamente não há construções na Ilha Fraser. Também não existem ruas ou estradas, mas sim grandes trilhas de areia pelas quais é possível passear em veículos 4×4. Aqueles que querem conhecer a ilha podem embarcar em excursões ou então alugar esse tipo de veículo para fazer o passeio por conta própria. Para chegar até lá, é só fazer um curto trajeto de balsa a partir de Hervey Bay.
Além dos 250 km de praias quase desertas com um mar azul turquesa, o que chama a atenção ali é que, mesmo com um solo de areia branca, fina e fofa, no interior da ilha cresce uma rica floresta tropical com árvores enormes. Essa característica, na escala encontrada na ilha, é algo único no mundo. Conheça também as enormes dunas de areia colorida que mudam com o vento, como The Cathedrals.
Outro destaque fica por conta dos lagos no meio das dunas, de águas cristalinas e muito tranquilas – há mais de cem deles na Ilha Fraser. Dar um mergulho em um deles, como o famoso lago McKenzie (foto acima), é praticamente irresistível. Junto com os pequenos riachos, como o Eli Creek, são os melhores lugares da ilha para se refrescar.
Isso porque a enorme praia da costa leste, a Seventy-Five Mile Beach (como o nome indica, é uma praia de 120 km de comprimento) tem um mar muito agitado e não indicado para banho. Apesar disso, vale conhecer a praia, onde estão o navio naufragado Maheno e as piscinas naturais Champagne Pools e onde podem ser avistadas baleias, principalmente perto de Indian Head.
Mais informações em: australia.com/pt-br
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / bjuerges