Parte do município de Florianópolis, a sudeste da Ilha de Santa Catarina, a Ilha do Campeche reúne riquezas naturais e também arqueológicas. Por isso, é considerada patrimônio arqueológico e paisagístico do Brasil e tombada pelo Iphan. A ilha fica a menos de dois quilômetros da Praia do Campeche, de onde saem barcos que levam até esse destino quase intocado. Embarcações também partem da Barra da Lagoa e da Praia da Armação.
Na parte oeste da ilha, há uma única praia, de areia branquinha e fina e águas calmas e cristalinas – perfeitas para mergulho e snorkel. Em meio a uma vegetação muito bem preservada, há sítios arqueológicos, acessíveis por trilhas ecológicas na mata.
Esses locais protegem inscrições rupestres, consideradas a maior concentração desse tipo de pintura em um sítio arqueológico em todo o litoral do Brasil. Os desenhos representam flechas e alguns símbolos geométricos. Além disso, pela Ilha do Campeche passam, anualmente e em determinadas épocas, animais incríveis como baleias, tartarugas marinhas, lobos marinhos e até pinguins.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: Florianopolis C&VB / SANTUR