Ícone do site Qual Viagem

Ilha de Skye é cenário mágico na Escócia

Old Man of Storr rock formation, Isle of Skye, Scotland

Uma das maiores ilhas da Escócia, Skye fica no noroeste das Terras Altas (ou “Highlands”). Com poucos habitantes – apenas cerca de 10 mil espalhados em uma área de 1.700 km² –, são as paisagens naturais que atraem turistas à ilha. Skye é marcada por colinas cobertas por um verde que parece de veludo, montanhas cujos picos atravessam as nuvens, lagos, rios e um litoral recortado por escarpas.

Foto por iStock / zhuzhu

Com a ausência de grandes centros urbanos – a maior cidade é a simpática Portree, com 2.500 moradores –, a natureza toma conta. A sensação ao ver os cenários da Ilha de Skye é de estar em um filme ou de ter voltado no tempo, para a época dos celtas e dos vikings. Não à toa, esse é o terceiro destino mais visitado da Escócia, ficando atrás apenas da capital Edimburgo e do Lago Ness.

Foto por iStock / miroslav_1

Entre os principais pontos turísticos estão os conjuntos de montanhas Quiraing, Cuillin e Old Man of Storr, com suas torres de pedras. Para ter acesso às vistas deslumbrantes que essas elevações rochosas oferecem, é preciso percorrer algumas trilhas. Vá bem agasalhado, pois costuma ventar muito. Mesmo assim, o visual é de tirar o fôlego e recompensa qualquer esforço.

Foto por iStock / elxeneize

No sul da Ilha de Skye, perto de Glenbrittle, está uma das atrações mais mágicas do destino. O nome já é bem sugestivo: Fairy Pools, ou “piscinas das fadas”. O curso do Rio Brittle entre as pedras formam pequenas cachoeiras e piscinas naturais de água cristalina. Não é recomendável nadar ali, já que a água é muito gelada. A partir do estacionamento, é preciso percorrer uma trilha de 2,5 km para chegar ao local.

Foto por iStock / Placebo365

Outro lugar imperdível é o Castelo de Dunvegan, construído sobre um rochedo às margens de um lago. É o mais antigo e continuamente habitado castelo da Escócia. Entre um passeio e outro, faça paradas nos pequenos vilarejos de Skye, onde há pequenos restaurantes de culinária local e pubs.

Como chegar

Há voos entre São Paulo e Edimburgo, sempre com uma escala, por companhias como United, KLM e Air France. Da capital escocesa, há várias formas de chegar à Ilha de Skye. Uma delas é pegar um trem até Inverness e, de lá, pegar um ônibus até Skye. Se estiver de carro, há balsas e uma ponte em Kyleakin que liga a ilha ao norte da Escócia. Para se locomover dentro de Skye, o mais fácil é usar um carro.

Onde ficar

Uig Hotel

The Cuillin Hills Hotel

White Heather Hotel

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Swen_Stroop

Comentários

Sair da versão mobile