Maior e mais desenvolvido destino turístico de Madagascar, a ilha de Nosy Be fica no noroeste do país, bem próxima da ilha principal e cercada por algumas ilhas menores. Nosy Be tem um litoral recortado por baías e um interior quase selvagem, com lagos em crateras de vulcões extintos e cachoeiras.
A ilha é um pequeno pedaço de paraíso, já descoberto por grandes resorts. Mesmo assim, a maior parte de Nosy Be permanece quase intocada. Assim como o restante de Madagascar, a ilha é habitat de espécies endêmicas, como lêmures, sapos e répteis. O local é protegido pela Reserva Natural de Lokobe.
A economia de Nosy Be gira em torno de destilarias de rum, de grandes plantações de cana-de-açúcar e outros produtos e, principalmente, do turismo. O estilo de vida ali é de pura tranquilidade, fator que atrai turistas de várias partes do mundo.
Com sol e calor o ano inteiro, Nosy Be é repleta de praias de tirar o fôlego, com faixas de areia clarinha e um mar azul cristalino com recifes de corais. Não à toa, o mergulho é a principal atração turística por lá. Vale ir até as vizinhas Nosy Sakatia, Nosy Iranja e Nosy Fanihy. O aeroporto da ilha (Fascene) recebe voos de Johanesburgo.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / lkpro