A Ilha de Creta, na Grécia, é mais conhecida por ser um famoso cenário da mitologia grega. Segundo algumas histórias mitológicas, Creta foi governada pelo Rei Minos, filho de Zeus e Europa. Sob suas ordens, na ilha, foi construído por Dédalo o labirinto do Minotauro, criatura que foi derrotada pelo herói Teseu.
Na história real, há quase cinco mil anos, Creta foi o berço da Civilização Minoica, ou cretense, considerada a mais antiga da Europa. Depois dessa época próspera, Creta foi dominada por romanos, bizantinos, árabes, venezianos e turcos, até que, em 1913, passou a fazer oficialmente parte da Grécia. Creta conserva vestígios de todos esses povos, como nas ruínas minoicas.
Maior ilha grega, Creta é um popular destino turístico e atrai milhões de visitantes todos os anos graças a sua rica história, suas lindas praias e seu clima ameno. Por ter um extenso território, é possível encontrar de tudo um pouco em Creta – de vilarejos tranquilos a cidades movimentadas, como Heraklion, Chania e Rethymno.
Heraklion, inclusive, é um prato cheio para quem gosta de história e arqueologia. Lá fica o Museu Arqueológico de Heraklion, um dos mais completos sobre o tema, e o sítio arqueológico de Knossos. Com ruínas minoicas e um palácio, Knossos é o local que mais se assemelha ao mitológico labirinto do Minotauro.
Creta também possui centros históricos interessantes, antigos portos venezianos, igrejas ortodoxas e belas praias, como a de Elafonissi, considerada uma das mais bonitas do país. Além disso, não faltam boas opções de vida noturna. Afinal de contas, a Grécia é famosa pelo povo hospitaleiro, divertido e animado.
Mais informações em: visitgreece.gr/en/greek_islands/crete
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / VladimirSklyarov