Sendo uma das principais ilhas de Cabo Verde, a Ilha de Boa Vista concentra algumas das melhores praias do país. O destino é reduto de turistas em busca de sol, assim como de atividades como: passeios de barco, longas caminhadas pelas dunas e grutas, mergulho, observação de animais migratórios ou ouvir e dançar ao som da morna.
Boa vista é a ilha que está situada mais próxima do continente africano. Com uma superfície de 620 quilômetros quadrados, é a terceira maior ilha do arquipélago e, tal como Sal e Maio, é plana. A sua paisagem costeira é de dunas altas e flutuantes, de areia branca, embelezadas ocasionalmente por oásis de tamareiras e lagoas. O interior da ilha alterna desertos de areia com planícies rochosas.
Sol, mar e praia constituem os maiores atrativos desta ilha, além, é claro, da abundância de bom peixe e marisco.
Mas se tem uma coisa que chama a atenção de todos na ilha é a reserva das tartarugas marinhas. Os animais que vão aos areais na época da desova e, para garantir que elas continuarão a chegar, existem fundações como a SOS Tartarugas e a Turtle Foundation atuando no lugar. Em passeios noturnos guiados é possível observar os ninhos das tartarugas.
Entre as praias a visitar, a de Chaves é um dos destaques. Fica a Sul de Sal Rei e a dica é ir até lá caminhando, seguindo pelos areais de dunas através da praia do Estoril e dos oásis de tamareiras que alegram a ondulação regular dos areais.
Estando na ilha, não deixe de visitar o Morro de Areia. É um autêntico deserto à beira‑mar, num cenário incrível, onde se avista um areal com o azul do Atlântico como pano de fundo.
Onde ficar
Hotel Marine Club Beach Resort – marineclubresort.com
Hotel Iberostar Club Boa Vista – iberostar.com
O que comer
Lagosta na brasa, cachupa (feijão, carne de porco, milho e legumes), cachupinha, pastel com diabo (uma mistura de atum fresco, cebola e tomate enrolada numa massa feita à base de batata cozida e farinha de milho), caldo de peixe, banana enrolada, etc., e também deliciosas caipirinhas). Deve experimentar a bebida típica deste país, o grogue, uma aguardente de cana.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ Bahadir Yeniceri