A Ilha da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, ganhou a certificação de “Destino Turístico Sustentável”, na categoria segundo nível do selo Prata, da renomada EarthCheck, entidade reconhecida pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).
Em fevereiro de 2023, a Madeira recebeu a primeira certificação de “Destino Turístico Sustentável”, também no nível prata. Para dar continuidade ao projeto, foi realizada, entre 26 de fevereiro e 1º de março, a segunda auditoria anual da ação, contemplando a Ilha da Madeira e Porto Santo.
Durante o período, o auditor da EarthCheck visitou e avaliou várias infraestruturas do arquipélago e toda a parte documental do processo para conferir o alinhamento do destino com as 12 áreas-chave de atuação do padrão normativo no domínio da sustentabilidade. O trabalho realizado reconheceu o elevado grau de compromisso do arquipélago na preservação do seu patrimônio cultural e natural, bem como na valorização equilibrada das suas dimensões ambientais, sociais, culturais e econômicas.
O processo da certificação é contínuo, exigindo que, todos os anos, a Madeira apresente à autoria anual da EarthCheck a evolução do projeto e o comprometimento do destino com os principais pilares da sustentabilidade. O objetivo é atingir o nível superior da certificação, o ouro, no prazo de três anos, ou seja, em 2027.
De acordo com Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira, este reconhecimento reforça o papel do destino em se tornar uma referência em turismo sustentável. “É necessário continuar esta jornada sustentável, privilegiando a preservação dos recursos naturais, envolvendo toda a comunidade local, cumprindo as medidas que nos comprometemos no Plano de Ação e implementando novas atividades que tornem a Madeira um destino cada vez mais sustentável”, frisa.
Esta ação é um processo liderado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Turismo – Direção de Serviços de Qualificação Turística e conta com a assessoria do Instituto de Planeamento de Desenvolvimento do Turismo (IPDT), sendo a EarthCheck a entidade certificadora, reconhecida pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), responsável pela realização das auditorias ao destino.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto por: Turismo da Madeira