Ícone do site Qual Viagem

Igreja de São Francisco de Assis esbanja beleza rara em Salvador

“365 igrejas. a Bahia tem…” assim dizia Dorival Caymmi em uma de suas canções. De lá para cá, se a música se atualizasse, já seria mais de uma igreja para cada dia do ano. A capital baiana conta com 373 templos católicos de diversos estilos e tamanhos.

Entre as mais famosas estão a do Bonfim e a Igreja de São Francisco de Assis; esta última, situada no centro histórico de Salvador, tem fama internacional por sua arquitetura, pela riqueza de seu interior e pelos detalhes da decoração em estilo barroco.

O convento de São Francisco, em Salvador, foi fundado em 1587. A igreja atual começou a ser construída em 1708, com seu deslumbrante interior em talha dourada. Situa-se em um sítio histórico tombado pelo Iphan e é classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

Com uma beleza exuberante, o interior da igreja atrai olhares com seu trabalho em talha dourada e obras primas da arte sacra. A imensidão de imagens nas paredes e no teto, todas com detalhes na cor do ouro, encanta até mesmo os pouco religiosos. Tem bastante jacarandá esculpido e duas pias de pedra, doadas por D. João V, rei de Portugal.

No convento, chamam a atenção os grandes painéis de azulejos, que datam do século 18 e retratam passagens bíblicas. Segundo os guias locais, o lugar abriga a maior concentração desses azulejos juntos no mundo.

Onde ficar

Aram Yami Hotel

Hotel Casa do Amarelindo

Hotel Deville Prime Salvador

Onde comer

A Casa Vidal

Restaurante Larriquerri

Pysco Restaurante-Bar

Texto e fotos por: Eliria Buso. A repórter viajou a convite do Grand Palladium Imbassaí.

Comentários

Sair da versão mobile