Quem estiver planejando um roteiro de carro até o Litoral Norte do Espírito Santo pode se surpreender com um atrativo diferente: um buda gigante. Situada na cidade de Ibiraçu, distante pouco mais de 70 quilômetros de Vitória, a estátua é considerada a segunda maior do mundo e a maior do Ocidente, ficando atrás apenas do Buda de Leshan, da China.
Com 35 metros e cerca de 350 toneladas, a figura feita em ferro, aço e concreto chama a atenção de quem passa pela estrada (a BR-101), já que surge entre as típicas montanhas capixabas.
O buda fica na Praça Torii, na entrada do Mosteiro Zen Morro da Vargem, e está aberto à visitação. No lugar, além do gigante, há também outras quinze estátuas menores, em posições meditativas, cada uma com 2,5 metros de altura. Assim como um jardim zen, uma escola de cerâmica e um torii, portão tradicional dos templos budistas.
O templo, fundado em 1974 e considerado o primeiro Mosteiro Zen da América Latina, também está aberto à visitação aos domingos e oferece um espaço contemplativo com jardins e construções características do budismo em meio à natureza do Morro da Vargem.
Tanto o mosteiro quanto a praça fazem parte do circuito Caminhos da Sabedoria, criado em 1987, que é uma iniciativa de diálogo entre o Budismo e o Cristianismo, caracterizando-se como o primeiro caminho de peregrinação espiritual do Brasil.
O município de Ibiraçu, por si só, já consagra este laço entre as duas religiões, pois abriga o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, sinal da fé católica que chegou com os imigrantes italianos no final do século XIX, e o Mosteiro Zen do Morro da Vargem.
O Caminhos da Sabedoria também tem sido considerado um circuito de aquecimento para a realização do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha – secular roteiro de peregrinação espiritual.
Serviço
Praça Torii e Buda Gigante de Ibiraçu
Rodovia BR-101 Norte Km 217, s/nº
CEP: 29.670-000
Ibiraçu, Espírito Santo – Brasil
Mais informações: mosteirozen.com.br
Texto e fotos por: Eliria Buso