Perspectiva otimista de futuro não nos falta em Foz do Iguaçu e não será a pandemia do COVID-19 que vai nos tirar esse alento.
As Cataratas do Iguaçu, a beleza de toda a Região Trinacional, representando aqui todo o nosso ativo de atrativos, parque hoteleiro, gastronomia e tudo o mais que possa atender e satisfazer às expectativas de nosso turista, e a comunidade local – nosso grande patrimônio no bem receber – mantêm essa certeza de que continuamos avançando rumo a um turismo cada vez mais próspero e melhor em nossa cidade.
Uma visão de futuro tem vários componentes e aqui vamos nos ater à inovação e à infraestrutura, principalmente porque estamos muito bem servidos nesses aspectos também.
Nesses temas, Foz do Iguaçu vem sendo agraciada com louvor, exemplificando de forma aleatória e resumida algumas obras estruturantes que estão sendo executadas, tais como a ampliação da pista do Aeroporto Internacional das Cataratas, que atualmente tem 2.195 metros de comprimento por 45 metros de largura. A nova pista terá 2,8 mil metros, 605 metros a mais que a atual. Serão feitas também obras de melhorias internas, tais como melhorias na área de check-in, ampliação das salas de embarque e desembarque, implantação de escadas rolantes, carrosséis de bagagem, novos elevadores e quatro pontes de embarque (fingers), coerentes com sua futura capacidade de passageiros que poderá chegar a até 5 milhões de pessoas ao ano.
Temos em execução também a construção da Ponte da Integração – a segunda ponte ligando Foz do Iguaçu ao Paraguai –, entre outros benefícios estruturais para a cidade inerentes à logística que essas obras trarão.
Nosso otimismo se consolida ainda mais com o lançamento da pedra fundamental para a duplicação da Rodovia das Cataratas – BR 469 –, ocorrido no último dia 27 de agosto, que há mais de 20 anos é esperada pelo trade turístico e pela população local, por ligar a cidade de Foz do Iguaçu às famosas Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas da Natureza.
No campo da inovação estamos na vanguarda do tema. Em Foz está sendo implementado o projeto “Vila A Inteligente”. O projeto da Vila A Inteligente prevê a implementação de tecnologias para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos nas áreas de segurança pública, mobilidade urbana, ambiental e integração social. A Vila A, um dos bairros históricos da cidade, será um ambiente de testes para estas e outras tecnologias que, se validadas, poderão ser multiplicadas em outras regiões da cidade.
A Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu deu o pontapé inicial há pouco mais de uma década, no desenvolvimento turístico da cidade. A ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Regional Oeste do Paraná, e demais entidades colegiadas no Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu – COMTUR são partes integrantes desta gestão integrada junto à Secretaria de Turismo e Itaipu Binacional. Sendo esta última a protagonista, junto aos governos federal, estadual e municipal, em todas essas obras estruturantes que estão acontecendo e que estarão por vir, já com planejamento anunciado. Muito obrigado, Itaipu!
Em Foz, os meios de hospedagem têm uma importância ímpar e é por essa razão que encontram nas entidades que os representam sua maior força. Aqui vale destacar o importante papel da união de esforços entre a ABIH PR – Regional Oeste e o SINDHOTEIS FOZ, duas entidades que atuam de forma conjunta e uníssona na defesa do turismo e da hotelaria.
Graças a essa união podemos dizer que os meios de hospedagem envidarão esforços para que essa retomada do turismo se dê de forma acelerada e sólida desde os cuidados com a segurança, com a qualidade e com o compromisso maior que é com nossos turistas.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH é uma entidade de âmbito nacional e uma das entidades de classe mais antigas do turismo nacional. Desde seu surgimento, em 1936, sempre foi destaque nas atuações do setor hoteleiro. Com sede em Brasília/DF, representa a hotelaria junto aos principais órgãos públicos, dentre outros o Ministério do Turismo, EMBRATUR, Comissões de Turismo da Câmara dos Deputados, SEBRAE Nacional, bem como o Conselho Nacional de Turismo – CNT.
Por sua vez tem sedes nos estados da Federação, em suas capitais, e sedes regionais dado às características de capacidade hoteleira do local. É o caso de Foz do Iguaçu, com matriz em Curitiba/PR, e que devido à sua vocação turística e hoteleira criou a ABIH Regional Oeste do Paraná no ano 2001. Desde então tem representado e defendido os interesses dos empresários hoteleiros nas esferas municipal, estadual e federal, em ações individuais e também em conjunto com outras entidades e apoiando o Sindhotéis Foz – sindicato patronal que engloba a hotelaria, gastronomia e vários outros segmentos –, em suas ações eficazes. A ABIH atua também no mercado turístico participando de feiras de turismo, seminários e quaisquer outras atividades que venham a agregar valor ao segmento da hotelaria e turismo.
Já o SINDHOTEIS FOZ é outra entidade com tradição que foi fundada há mais de 45 anos e tem um histórico de lutas e conquistas em prol dos meios de hospedagem e alimentação fora do lar. Uma entidade com grande estrutura e forte representação política e institucional que irmanada com a ABIH PR Regional Oeste trabalham por um turismo e hotelaria de qualidade.
Por isso e muito mais não citado aqui, transbordamos de otimismo nesta cidade pujante, que acolhe muito bem nossos turistas e moradores, sempre com nossos olhos fixos no horizonte. #VEMPRAFOZ #ACELERAFOZ
Texto por: Jefferson Amorim Cruz – Gestor e consultor de hotelaria e turismo (amorim.jefferson@gmail.com / (45) 99990-0897).
Fontes de referência:
http://www.abihoestepr.com.br/
https://sindhoteisfoz.com.br/quem-somos/
Foto destaque por: Marcos Labanca (legenda: Diretor Executivo da ABIH PR Regional Oeste Jefferson Amorim e Vice-presidente da ABIH PR Regional Oeste Odivan Eggert)