Ícone do site Qual Viagem

Hotel sul-africano defende sustentabilidade na troca com comunidades locais

Um dos principais hotéis de safári da África do Sul, o Sabi Sabi Private Game Reserve defende que conservação e sustentabilidade não são apenas sobre cuidar da natureza, mas também sobre estabelecer trocas com as pessoas que compõe sua equipe e com as comunidades da região onde se está inserido. Além de desenvolver projetos nessas vilas através da Sabi Sabi Foundation, o hotel acredita que uma forma de valorizar suas culturas é apresentando-as aos hóspedes – sempre de modo consciente e benéfico aos moradores. Por isso, após uma pausa durante a pandemia, voltou a oferecer recentemente tours às comunidades locais.

A equipe do Sabi Sabi é majoritariamente composta por pessoas vindas das vilas de Huntington, Lillydale e Justicia, de cultura Shangaan. Sendo assim, seus costumes e histórias sempre fizeram parte da vida no hotel. Sua forte relação com o local e conhecimento profundo da natureza já acrescentam muito à experiência dos hóspedes sem que eles sequer saiam de lá, mas aqueles que querem aprender mais são convidados a fazer tours pelas comunidades. Moradores, representantes de escolas e de centros comunitários participam dos passeios e toda a renda gerada por eles vai para a comunidade. Muitos dos locais visitados têm alguma conexão direta com o Sabi Sabi, seja porque familiares de membros da equipe moram ou trabalham ali ou porque o lugar é apoiado pelo hotel. Uma das paradas favoritas do passeio é aquela no “sangoma” local, um curandeiro tradicional que tem posição privilegiada no dia a dia da vila e é constantemente buscado para conselhos e bençãos.

A saída do Sabi Sabi é geralmente às 10h30, após safári e café da manhã, e o retorno às 13h30. Nos dias de semana, o roteiro inclui a visita a uma pré-escola, ao “sangoma”, ao centro Swavana, de suporte a crianças, à uma família local, para realização de atividades tradicionais, e, dependendo de certas condições, ao Lillydale Digital Learning Campus, um dos projetos educacionais desenvolvidos pelo Sabi Sabi. Nos sábados, a visita começa por uma loja local, seguida pelo “sangoma” e pela ida à casa de uma família. E aos domingos, a primeira atividade é trocada por uma igreja local. Vale mencionar também que grupos de cantores, músicos e dançarinos da comunidade também são convidados a se apresentar no Sabi Sabi, como mais uma forma de garantir o apoio às comunidades locais.

Desde sua inserção na área há mais de 40 anos, o Sabi Sabi estabeleceu parceria com essas vilas Shangaan e desenvolve projetos que abarcam educação, saúde, esporte, cultura e programas de conservação. Entre os projetos implantados estão o já mencionado Lillydale Digital Learning Centre, que oferece programas de educação digital para estudantes, o The Dreamfields Programme, focado na construção de uma estrutura para prática de futebol nas escolas locais, e o Sabi Sabi Chef Mentorship Programme, voltado para o treinamento de chefs de cozinha. Mais recentemente, foi inaugurado o Marula Water Project, na vila Marula da comunidade de Huntington. Com a iniciativa, foram instaladas onze torneiras de água fresca em pontos estratégicos da comunidade, provendo mais de 54 mil litros de água por dia e evitando as caminhadas que os moradores faziam diariamente até a fonte mais próxima. A ideia é que o impacto do projeto vá além do já importante fornecimento de água, oferecendo também oportunidades de trabalho e recursos para os membros da comunidade. Eles poderão cultivar plantações, criar gado, iniciar pequenos negócios e muito mais. Além disso, durante a implantação da bomba de água, pessoas foram treinadas não apenas no manejo do sistema operacional, mas também em gestão financeira, habilidades de administração e criação de relatórios. A bomba de água pertence à comunidade e é administrada por ela.

Com 40 anos de tradição no mercado, o Sabi Sabi é um dos lodges de safári mais renomados da África do Sul. A propriedade fica localizada na reserva ambiental de Sabi Sands, ao sudoeste do Kruger National Park, e é formada por quatro lodges cuja decoração é inspirada em diferentes momentos históricos da África do Sul. Há o Selati Camp, em estilo colonial; o Bush Lodge, único que aceita crianças, e o Little Bush Camp, ambos repletos de referências étnicas e contemporâneas; e o Earth Lodge, cuja arquitetura e uso intenso de materiais naturais buscam refletir um futuro “eco-chic”, no qual luxo e natureza co-existem em completa harmonia. Queridinho dos brasileiros, já recebeu famosos como Giovanna Ewbank, Marina Ruy Barbosa e Preta Gil.

Mais informações e reservas: sabisabi.com

Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile