logo

Telefone: (11) 3024-9500

Hotel icônico da capital peruana resgata a cultura, história e gastronomia em Lima | Qual Viagem Logo

Hotel icônico da capital peruana resgata a cultura, história e gastronomia em Lima

21 de agosto de 2024

Localizada entre o Oceano Pacífico e as cordilheiras andinas, Lima é uma metrópole vibrante e culturalmente perfeita. Com mais de 11 milhões de habitantes, a capital peruana, destaca-se como um tesouro precioso da América do Sul. A cidade encanta a todos com uma rica cultura, um patrimônio histórico notável, além de uma beleza natural sem igual e uma das mais premiadas e elogiadas gastronomias do mundo. O turismo em Lima promete fascinar os viajantes mais curiosos. A porta de entrada para o centro histórico da capital peruana oferece uma riqueza cultural impressionante e tradições que destacam experiências únicas em seu entorno.

O Sheraton Lima Historic Center, o hotel mais icônico do país, facilita a imersão nas maravilhosas experiências, principalmente na área central de Lima através de três rotas fascinantes que mostram a história, a arte e a riqueza gastronômica, desse amável país. Para os amantes da gastronomia há variada opção de experiências únicas e autênticas. Se você é um aventureiro, um amante da história ou um apreciador da culinária, Lima tem algo para todos. Para quem deseja viver, degustar e sentir experiências únicas,  a capital peruana é um ponto de partida para aventuras ainda mais incríveis. Descubra todos os detalhes desse destino e organize a viagem de sua vida.

Sheraton Lima. Foto por: Divulgação

Melhor época para visitar Lima

Lima possui um clima ameno que permite aos visitantes aproveitar a cidade durante todo o ano. Os meses de dezembro a abril são perfeitos para aqueles que buscam um clima mais quente. Além da cidade ter um brilho maior em função de dias ensolarados, o visitante pode depois de realizar atividades históricas culturais, explorar a riqueza das praias do Oceano Pacífico e os diversos sítios arqueológicos que a região oferece.

Por outro lado, de maio a novembro, a cidade apresenta um clima mais fresco, ideal para quem prefere temperaturas mais amenas. Nos meses de junho, julho e agosto o céu está quase sempre nublado e uma garoa muito fina encobre suas ruas e largas avenidas, permitindo ao turista e visitante explorar as suas atrações de maneira mais significativa e sem pressa. Aliás, caminhar pela área do Centro Histórico é a pedida mais inteligente, isso porque o trânsito local é muito intenso e complicado. Atualmente a cidade de Lima, passa pela construção de 4 enormes linhas de metrô, e que só começam a ser inauguradas a partir do final de 2025. Mas nem as buzinas incessantes dos carros e ônibus, nem o transito caótico conseguem tirar o brilho dessa majestosa cidade, carinhosamente apelidada de Cidade dos Príncipes.

Edifícios centenários mostram a importância das construções históricas da cidade

Mergulhe na história da Cidade dos Reis em um passeio pelos edifícios mais emblemáticos. Do primeiro hotel cinco estrelas do país a palácios e igrejas governamentais, sugerimos os seguintes lugares para visitar.

Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

Centro Histórico Sheraton Lima:

Comece sua excursão no Sheraton Lima Historic Center, inaugurado em março de 1973 como o primeiro hotel de rede internacional e o primeiro hotel cinco estrelas do Peru. Estando por completar 52 anos de história, tem sido um oásis urbano de destaque para visitantes a lazer ou a negócios, hospedando líderes mundiais, artistas, atletas e chefes de Estado, incluindo figuras como Pelé e Maradona. De alguns dos quartos você terá uma vista privilegiada do Palácio da Justiça e da Plaza de los Héroes Navales. Aliás, essa praça se transforma a noite num centro de eventos e manifestações culturais. Tem a turma do skate, a turma do patins, a turma da caminhada e dos exercícios físicos e dezenas de escolas de dança realizam ali aulas ao ar livre, sempre acompanhados do céu cinza, das noites frescas e micro garoa.

Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

Podemos iniciar nosso roteiro visitando a Plaza Mayor de Lima, que é o coração do Centro Histórico. Daqui você pode ver edifícios emblemáticos como o Palácio do Governo, o Palácio Municipal de Lima, a Catedral de Lima e o Palácio do Arcebispo. Esta praça testemunhou inúmeros eventos históricos, incluindo a proclamação da independência do Peru em 1821. Outras construções históricas importantes são:

Igreja e Convento de São Francisco:

Sua terceira parada será na igreja e convento de São Francisco, famosa por suas catacumbas, que contêm os restos mortais de mais de 25.000 pessoas. Além disso, possui uma impressionante biblioteca com textos religiosos antigos e uma coleção de arte vice-real.

Igreja e Convento de Santo Domingo:

Por fim, visite a igreja e o convento de Santo Domingo, um dos tesouros históricos mais significativos de Lima. Este majestoso complexo colonial se destaca por sua arquitetura barroca e rica história religiosa. Abriga os restos mortais de importantes santos peruanos, como São Martinho de Porres e Santa Rosa de Lima, e possui uma impressionante biblioteca com volumes antigos e valiosos. Além disso, sua torre sineira oferece uma vista panorâmica única do Centro Histórico de Lima.

Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

Museus são destaque na área central

Um dos roteiros possíveis é visitar com calma e, se possível, acompanhado de um guia, os vários museus que a cidade oferece. Visite alguns dos museus mais importantes do Centro Histórico de Lima, onde a cultura local é contada de maneira verdadeira sem rodeios ou invenções. Uma dica importante é iniciar a sua programação cultural, visitando o Museu de Arte de Lima.

Localizado no Parque de la Exposición, o MALI abriga uma vasta coleção de arte peruana, que vai desde a época pré-colombiana até a contemporaneidade. É um dos museus mais importantes do país e um ponto de referência para arte e cultura em Lima. Além disso, o local oferece cursos de arte, tem espaços para eventos particulares, aos sábados oferece atividades exclusivas para famílias com crianças e tem ainda restaurante, espaço de convivência e uma cafeteria descolada para relaxar. Outro museu bem interessante é o Museu Metropolitano de Lima.

Este museu oferece uma experiência interativa e multimídia que traça a história de Lima desde os tempos pré-hispânicos até a era moderna. É uma excelente opção para quem quer entender melhor a evolução da cidade. As salas são interativas, com altíssima tecnologia, permitindo que o turista interaja de maneira direta com as propostas de cada capítulo da história. Já o Museu de Arte Italiana foi Inaugurado em 1923, este museu apresenta uma valiosa coleção de arte italiana do século 20, incluindo pinturas, esculturas e gravuras, doadas pela comunidade italiana residente no Peru.

Magic Water Circuit

Embora não seja um museu propriamente dito, o Circuito Mágico das Águas, instalado dentro do Parque de la Reserva, é uma atração próxima aos pontos mencionados acima neste percurso que você deve considerar. É um espetáculo impressionante de fontes interativas e iluminadas, é o maior do gênero no mundo. As fontes combinadas com música e luzes criam um espetáculo visual hipnotizante que atrai visitantes de todas as idades.

Gastronomia agrada a todos os bolsos e gostos

Deixe-se cativar pelos sabores locais, ainda mais se você estiver no melhor destino gastronômico do mundo: o Peru – de acordo com o World Travel Awards, 2023. Especialmente, o Centro Histórico abriga alguns pontos imperdíveis. O seu roteiro pode começar pelo restaurante do Sheraton Lima Centro Histórico.

Luis Vidal Garcia. Foto por: Divulgação

Luis Vidal García é quem comanda os pontos de alimentos e bebidas do Sheraton Lima. Profissional de destaque na gestão da gastronomia e um apaixonado pelas receitas antigas da vovó e as tradições das receitas centenárias do Peru. A sua capacidade de liderar e motivar equipes não se reflete apenas nas suas realizações profissionais, mas também na forma como inspira e motiva a sua equipa para alcançar a excelência em todos os aspectos do seu trabalho.

Luis trabalhou com importantes redes hoteleiras, tendo a Marriott International como principal. Sua carreira inclui funções de destaque como Gerente de Restaurantes e Bares no JW Marriott Lima e Chef de Restaurante no Hotel Westin Lima, entre outros. Possui sólida formação acadêmica. É MBA em Mercados Internacionais pela EAE Business School e pela Universitat Politècnica de Catalunya. Além disso, possui especialização em Gestão Internacional de Empresas e Marketing de Serviços pelo CENTRUM PUCP e é licenciado em administração de turismo pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos.

Pisco. Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

Com sua proposta de buffets de café da manhã e almoço disponíveis de segunda a domingo, o restaurante principal do Sheraton Lima é ideal para saborear uma variedade de pratos típicos em um só lugar e ao mesmo tempo. Especialmente aos domingos, o chef prepara uma homenagem à culinária peruana no Buffet Criollo. Além disso, você pode saborear um dos melhores pisco sours da cidade e, no inverno, o icônico Sancochado. Esse prato típico peruano é uma verdadeira celebração de sabores e texturas, combinando uma variedade requintada de mais de 20 molhos, 10 tipos de cortes de carne e 16 tipos de vegetais frescos. O caldo e o consomê, preparados de maneira minuciosa e artesanal, são o coração deste prato emblemático. Além disso, os turistas que visitam poderão se deliciar com uma variedade de aperitivos frios, pães artesanais caseiros e uma mesa de sobremesas.

Sancochado. Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

“O Sancochado do Sheraton Lima é muito mais do que um prato tradicional, é uma experiência culinária que homenageia nossas raízes gastronômicas. Como representantes da rica cultura culinária do Peru, fundimos a tradição do Timpu peruano com a sofisticação do cozido espanhol Madrileño. Esta fusão única de sabores e técnicas culinárias, produtos frescos e locais, nos distingue e nos torna únicos, tornando o Sancochado do Sheraton uma opção obrigatória para quem procura uma experiência gastronômica autêntica e memorável em Lima”, afirma o Gerente de Alimentos e Bebidas do Sheraton Lima Historic Center, Luis Vidal Garcia.

Outros destaques gastronômicos de Lima

Café Pancho Fierro

Uma das cafeterias mais icônicas do Centro Histórico de Lima é a Pancho Fierro, especialmente sua filial localizada na Casa Tambo, uma relíquia histórica do Centro com mais de 100 anos. No Pancho Fierro você pode encontrar uma seleção de cafés especiais, sobremesas e outros aperitivos em um ambiente aconchegante e com uma decoração clássica.

Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

Churros Recheados são imperdíveis

Perto da igreja e do museu de São Francisco, podemos incluir uma parada para comer alguns churros recheados, que são um clássico. Existem vários lugares, no entanto, um dos mais recomendados é Los Auténticos Churros Españoles de la Virgen del Carmen.

Melhores lugares turísticos de Lima

Centro histórico

O Centro Histórico de Lima, um Patrimônio Mundial da UNESCO, é o local ideal para começar a explorar. A Basílica e Convento de San Francisco e o Palácio Arzobispal são lugares que fazem qualquer um viajar no tempo.

Parque de la Reserva e circuito mágico de agua

Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

Conhecido pela sua fonte iluminada, o Parque de la Reserva é um ótimo lugar para relaxar. À noite, o Circuito Mágico del Agua, dentro do parque, é um show de luzes e música imperdível.

Distrito de Barranco

O distrito boêmio de Barranco é conhecido por sua vibrante vida noturna e arte de rua, oferecendo uma diversidade de bares, galerias de arte e restaurantes excepcionais.

Além de Lima: o que fazer nos arredores

Ica e Paracas

A cidade de Ica é famosa por suas vinícolas, enquanto Paracas encanta com a rica herança da cultura Paracas e a impressionante Reserva Nacional.

Nazca

As Linhas de Nazca, imensos geoglifos cravados no deserto, são uma visão de tirar o fôlego. Nazca também oferece ótimas opções de hospedagem para uma estadia inesquecível.

Huacachina

A uma curta distância de Ica, Huacachina é um oásis no meio do deserto que parece ter saído de um conto de fadas. Este é o lugar ideal para a prática de sandboard e passeios de buggy pelas dunas.

Cusco e Machu Picchu

Voos regulares ligam Lima a Cusco, o portal para a mítica Machu Picchu. A antiga cidade inca é uma das maravilhas do mundo e um destino imperdível para qualquer visitante do Peru.

Hospedagem

Sheraton Lima. Foto por: Divulgação

Com mais de meio século de história o Sheraton Lima, é uma referência de hotelaria clássica com serviços de excelência. Foi inaugurado em 1973 como o primeiro hotel de cadeia internacional Marriott no Peru e, ao mesmo tempo, o primeiro hotel cinco estrelas. Já recebeu personalidades internacionais renomadas e faz parte da história da Cidade dos Reis

É um dos edifícios mais altos do Peru e está localizado em uma área de alto tráfego na área urbana da capital. O Sheraton Lima já se prepara para comemorar 52 anos de idade. O empreendimento parece estar ainda na adolescência pelo excelente trabalho de manutenção e conservação. São mais de 50 anos fazendo parte da história de Lima. Sua inauguração em março de 1973 representou um marco para o país, pois foi a primeira rede hoteleira internacional e, ao mesmo tempo, o primeiro hotel cinco estrelas a abrir suas portas. O edifício tornou-se um ícone da Cidade dos Reis. Ao longo dos anos, tornou-se o lugar que traz a beleza de Lima para quem visita a cidade. São muitos os que tiveram a oportunidade de fazer parte da história deste oásis urbano. Desde líderes mundiais, artistas, atletas e até chefes de estado de todos os continentes já se hospedaram neste imponente hotel em diferentes ocasiões.

Pelé, Maradona, Lupita Ferrer, José Luis Rodríguez ‘El Puma’, Celia Cruz e Miguel Bosé, são algumas das personalidades que desfilaram por seus corredores e desfrutaram de seus quartos, que oferecem uma vista privilegiada do Palácio da Justiça do Peru.

O Sheraton Lima Historic Center tem 20 andares que abrigam 437 quartos, incluindo 20 suítes. As suas instalações incluem uma piscina no terraço e um ginásio no 3º piso, três restaurantes e um bar. Em seu restaurante principal você pode saborear pratos da culinária peruana, e em seu bar o icônico pisco sour, além de outros coquetéis exclusivos. O hotel também possui um dos maiores centros de convenções do país, onde constantemente são realizados eventos e conferências de empresas, embaixadas e organizações multilaterais.

Quem comanda o Sheraton Lima

O responsável pelo empreendimento é Eduardo Ortiz, que tem mais de 20 anos de experiência na indústria hoteleira, principalmente na Marriott International, período em que ocupou cargos de liderança em hotéis localizados no México, Tailândia, Brasil, Guam e seu país natal, Peru. Além disso, durante sua carreira participou de projetos importantes como a reabertura do The Ritz Carlton St. Thomas, a inauguração do The St. Regis Bahia Beach Resort, em Porto Rico e a conversão do atual JW Marriott Panama.

Eduardo Ortiz. Foto por: Divulgação

Seu início remonta ao ano 2000 com a inauguração do JW Marriott Hotel Lima, onde atuou como supervisor da área de Alimentos e Bebidas. Posteriormente, em 2006 mudou-se para o México para ocupar o cargo de diretor de restaurante e bar do Marriott Casa Magna Puerto Vallarta. Dois anos depois, em 2008, iniciou um novo desafio profissional do outro lado do mundo, na Ásia, onde atuou como Diretor de Alimentos e Bebidas do Renaissance Koh Samui Resort & Spa, na Tailândia.

Em 2010 retornou à América do Sul, ao Brasil, onde foi nomeado Diretor de Alimentos e Bebidas do JW Marriott Hotel Rio de Janeiro e, um ano depois, retornou ao seu Peru natal para ocupar também um cargo de gestão de Alimentos e Bebidas, mas no The Westin Lima Hotel & Convention Center.

Em 2014, ele se aventurou novamente fora do Peru, desta vez para Guam, ilha pertencente aos Estados Unidos, no Pacífico Ocidental. Aí assumiu o cargo de Gerente Hoteleiro de um imóvel pertencente a uma empresa hoteleira de origem tailandesa. Após três anos, ele retorna a Lima, no Peru, e se junta à equipe do JW Marriott Hotel Lima como Diretor de Alimentos e Bebidas, onde posteriormente é promovido a Diretor de Operações.

Em 2022 recebeu a designação de Gerente Geral do JW Marriott El Convento Cusco, sendo esta sua primeira oportunidade para ocupar este cargo. Sua experiência de liderança o apoia em um novo capítulo profissional: assumir a gestão geral do Sheraton Lima Historic Center.

Eduardo Ortiz é administrador de empresas formado pelo Instituto Peruano de Administração de Empresas. Além disso, possui mestrado em Gestão Hoteleira pela Cornell University em Nova York, bem como certificações da mesma universidade em Marketing Hospitalar, Gestão de Receitas Hoteleiras, Marketing de Novas Mídias para Hospitalidade e Liderança de Equipes Focadas no Cliente.

O empreendimento apoia e incentiva constantemente o turismo histórico e cultural em Lima, mostrando aos turistas a importância de ficar na capital peruana, ao menos por 3 noites, pois há muito o que visitar.

Em Lima, o sistema de transporte público, incluindo ônibus, taxis e aplicativos é a forma mais conveniente de se locomover. Esqueça carros de aluguel. Fica caro e você demora muito pra se desloca pela cidade.

Mais informações: marriott.com/limsi

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: Divulgação

Comentários