Brotas, no interior de São Paulo, é uma cidade turística com atrações para públicos diversos. Conhecida como a capital brasileira do turismo de aventura e ecoturismo, ela reserva também muitas outras surpresas, tanto para quem quer opções de lazer em meio à natureza, quanto para quem busca um refúgio para descanso.
Cercada de água, com mais de 50 cachoeiras, córregos, e rios, como o Jacaré Pepira, Brotas tem nas suas nascentes uma atração à parte. Um desses pontos turísticos imperdíveis para quem passa pela cidade é a nascente Areia que Canta.
Na nascente, a água que brota da terra forma uma piscina natural de 10m de diâmetro e águas límpidas, que se misturam a uma areia muito branca e fina, de quartzo puro. Quando as partículas de quartzo entram em atrito com o esfregar das mãos, por sua forma arredondada, produzem um som parecido com o de cuíca, por isso o nome “Areia que Canta”.
A nascente fica no Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta que, por si, já é um destino turístico completo: além de vários circuitos de ecoturismo, o local oferece uma autêntica experiência de fazenda, com opções de contemplação e interação com a natureza, pesca, passeio de trator ou de charrete, ordenha, moagem de cana para fazer garapa, colheita de frutas no pomar e visita à horta orgânica.
Com acomodações confortáveis, e quartos que atendem até 05 pessoas, o hotel tem infraestrutura completa de lazer com piscinas, represas para pesca, pedalinhos, caiaques, sauna, bosque com redes, trilhas para caminhada, quadras de tênis, basquete e futebol, salão de jogos, tirolesas, passeio a cavalo e locação de bicicleta e triciclo.
Para os hóspedes, a visita à nascente é apenas uma das atividades do chamado “Circuito das Águas” do hotel. Além dele, o Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta oferece o Circuito das Frutas e Relaxamento, Circuito Fazendinha e vários circuitos especiais, com agendamento prévio: Cavalgada na Fazenda, Birdwatching, Circuito de Bicicleta e Pesca Esportiva.
Mais informações: areiaquecanta.com.br
Texto por agência com edição de Demétrio César Xavier
Foto destaque: Divulgação