Amparo faz parte do Circuito das Águas Paulista, composto por estâncias hidrominerais na região da Serra da Mantiqueira. A apenas 130 km de São Paulo, a cidade é um verdadeiro refúgio para quem busca uma viagem tranquila em uma cidade típica do interior. Amparo ainda preserva muitos elementos que datam dos tempos áureos do cultivo de café no estado.
O centro histórico, com suas ruas de paralelepípedos e casas com fachadas clássicas, foi desenvolvido com as riquezas proporcionadas pela produção cafeeira. No total, são mais de 500 prédios históricos na cidade. Visite a Catedral de Nossa Senhora do Amparo e sua praça, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Museu Bernardino de Campos, com um acervo de 12 mil peças, a maioria do século XIX, além de fotos antigas da cidade.
Outra construção com grande importância histórica é a Estação Ferroviária da Companhia Alta Mogiana. Hoje, o prédio abriga a Pinacoteca, o Centro de Informações Turísticas e a Casa do Artesanato. Não deixe de conferir também o Observatório Municipal e o Parque Ecológico, que conta com um Orquidário.
No auge do café, as fazendas também cresceram e ganharam grandes construções de tijolos e casas sedes que esbanjavam riqueza. Quem está interessado em história e turismo rural tem passeios garantidos na Rota das Fazendas de Amparo. Além de tudo isso, a cidade conta ainda com águas medicinais, clima ameno e eventos durante o ano todo. Os principais são a Festa de São Sebastião, em janeiro, o Carnaval, o Festival de Inverno, em julho, e a Festa da Padroeira, em setembro.
Como chegar
De São Paulo, siga pelo sistema Anhanguera-Bandeirantes até Jundiaí. De lá, pegue a Rodovia das Águas (SP-360).
Onde ficar
Canto da Floresta Eco Resort – cantodaflorestaecoresort.com.br
Grande Hotel Amparo – grandehotelamparo.com.br
Bougainville Hotel Fazenda – bougainvillehotelfazenda.com.br
Mais informações em: turismopaulista.com.br/amparo
Texto por: Patrícia Chemin, com informações da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp).
Foto destaque por: Miguel Schincariol / Banco de Imagens do Estado de São Paulo