logo

Telefone: (11) 3024-9500

História: conheça as cidades fortificadas da República Tcheca | Qual Viagem Logo

História: conheça as cidades fortificadas da República Tcheca

26 de janeiro de 2017

O interior da República Tcheca é repleto de monumentos e construções históricas muito bem preservados. Há, inclusive, cidades fortificadas. Viajando através das fortalezas da Boêmia e Morávia é possível descobrir uma parte da história militar tcheca. O imperador Josef II, por exemplo, chegou a construir duas dessas fortalezas no país. Josefov lembra seu fundador e Terezín leva o nome de sua mãe, a imperatriz Maria Tereza.

unnamed-1

Foto por Divulgação / CzechTourism

As duas fortalezas, além de um mesmo idealizador, tem algo a mais em comum: nenhuma delas teve de enfrentar um cerco. Do ponto de vista militar, os edifícios são um desperdício de dinheiro, mas do ponto de vista turístico, uma grande vantagem. Até hoje, em Terezín (na Boêmia do Norte) e Josefov (na Boêmia do Leste) pode-se ver não só os numerosos objetos preservados e áreas adjacentes à fortaleza, mas também as passagens subterrâneas.

Entre as fortalezas tchecas mais importantes também está um lugar mítico que se tornou fortaleza barroca com quartel do século XVII. Hoje, Vyšehrad, em Praga, com exceção de alguns detalhes, está como era o quartel militar em 1911. Durante as visitas, permitidas durante todo o ano, as atrações são as casamatas, escondidas entre as paredes maciças de tijolo vermelho, a sala subterrânea Gorlice, a Igreja de São Pedro e São Paulo e o cemitério Vyšehrad.

Quem quiser conhecer o austero barroco militar também deve ir até o Castelo Špilberk em Brno e ver suas famosas casamatas, construídas em 1742 pelo coronel Rochepin. As casamatas estão abertas ao público durante todo o ano.

unnamed-2

Foto por Divulgação / CzechTourism

No Castelo de Cheb também há casamatas barrocas. A cidade começou a se transformar em fortaleza com a decisão do imperador Fernando III, em 1652, quando em todo o Reino da Boêmia somente Praga tinha o status de uma cidade fortificada. O castelo medieval original foi então transformado em uma cidadela fortificada.

unnamed-3

Foto por Divulgação / CzechTourism

Embora pouco reste das fortificações medievais na cidade de Olomouc, não é assim com a fortaleza barroca. Após a Guerra dos Trinta Anos, Olomouc foi nomeada cidade fortificada e, em meados do século XVIII, rodeada por uma parede chamada Teresiana. Ao visitar a cidade é possível ver, por exemplo, a Porta de Teresa, o único portão da fortaleza que está em seu lugar original, o forte de Korunní pevnůstka com o depósito de pólvora barroco, e o arsenal Terezin. O bastião foi complementado, depois de cem anos, por uma muralha circular: o forte.

Mais informações em: czechtourism.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / CzechTourism

Comentários