Um verdadeiro tesouro natural no interior do México, Hierve el Agua é um conjunto de encostas rochosas que parecem enormes cascatas e de piscinas naturais com vistas deslumbrantes para as montanhas. O local fica perto dos vilarejos de San Lorenzo Albarradas e de San Pablo Villa de Mitla, e a 70 km da cidade de Oaxaca, capital do estado homônimo.
Ao chegar a Hierve el Agua, você verá duas cascatas petrificadas de cor esbranquiçada, com dezenas de metros de altura. As rochas foram esculpidas dessa maneira graças à água carbonatada, que escorreu por ali durante centenas de milhares de anos, deixando sedimentos minerais.
Essa água brota em grandes poças que existem no topo do penhasco, formando piscinas naturais. Com alto nível de carbonato de cálcio, a cor da água varia do amarelado ao azul claro e o esverdeado. Nadar ali é bem agradável, já que a temperatura natural da água nessas piscinas é de 24°C. Localizadas próximas ao precipício, proporcionam vistas incríveis para a região.
O nome Hierve el Agua significa exatamente o que parece, algo como “ferve a água”. Isso porque quando a água brota em algumas nascentes ela borbulha, o que dá a impressão da água estar fervendo. Paisagens semelhantes são encontradas em pouquíssimos lugares do mundo, como na Turquia (Pamukkale) e na China (Vale Huanglong).
Perto da cascata maior, há um pequeno centro turístico, com restaurantes simples e pequenas cabanas que disponibilizam quartos e banheiros. Para chegar a Hierve el Agua há muitos tours que saem de Oaxaca.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / MarcoRof