A maioria dos viajantes considera estressante lidar com os preparativos pré-viagem e, na lista dos itens que mais trazem tensão está o “fazer a mala”. O que levar? O que não preciso? Como acomodar tudo? E ainda aquilo que você não pode controlar: Como estará o tempo?
Para facilitar a vida na hora de organizar a mala – que pode ser fácil e prazeroso – preparamos um guia completo com 7 dicas de ouro dos especialistas, uma galeria que ensina a dobrar e distribuir peças e um check list para três dias de viagem.
Confira o guia:
Dicas
1 – Arrume a mala de acordo com o que você pretende fazer nestes dias.
2 – Opte por peças versáteis, que podem ser usadas durante o dia e noite.
3 – O segredo é escolher peças que combinem entre si de vários jeitos, como preto e branco, jeans e blusinhas.
4 – Evite estampas, pois elas são mais difíceis de combinar.
5 – Os acessórios é que vão dar o toque final e tornam o look escolhido mais despojado ou mais sofisticado. Organize-os em estojos para viagem.
6 – Para a escolha dos calçados, leve um par de sapatos formal, um informal e uma sandália. Todos já devem ter sido usados, para não machucar seus pés.
7 – Consulte a previsão do tempo no local, leve a maior parte das roupas adequadas ao clima e adicione duas mudas diferentes para o caso de alterações de temperatura.
Como organizar a mala
– Jaquetas e blusas: vire-as do avesso com uma manga dentro da outra, esticando-as no comprimento da mala e por baixo de tudo. Se for apenas uma jaqueta, leve-a na mão. Se for viajar de carro, há suportes para casacos que se encaixam no banco.
– Sapatos: coloque-os em sacos e acomode-os por baixo de tudo. Se preferir, utilize sapateiras para viagem, pois elas têm a função de compacta-los, liberando espaço para roupas e acessórios.
– Roupa íntima: leve-as em saquinhos ou colmeias próprios para armazenagem. Deixe os conjuntos próximos e organizados para facilitar a visualização na hora do uso. Para sutiãs e biquínis com bojo, gire uma das partes e as encaixe, formando uma peça única, para não amassar.
– Bijuterias: separe-as em estojos com divisórias pequenas. Se preferir, opte por saquinhos próprios para elas em viagens.
– Nécessaire: lembre-se de colocar todo material líquido em sacos plásticos, evitando o risco de vazamentos. Divida as coisas por categoria: produtos para banho, para rosto e cuidados gerais (como protetor solar) e para emergências (remédios e absorventes). Se possível, use porta-líquidos para shampoos, condicionadores e sabonete.
– Saco de roupa suja: dobre-o de modo oriental, enrolando até formar uma bandeirinha.
Ordem das peças
1 – No fundo da mala coloque os sapatos, devidamente embalados em saquinhos ou em uma sapateira de viagem.
2 – Acima dos sapatos vão as calças. Para que elas não amassem muito, coloque-as com as pernas para fora da mala e só dobre depois de ter colocado todas as outras coisas. Nunca dobre mais do que duas vezes.
3 – Em seguida, coloque jaquetas e blusas, viradas do avesso, com as mangas para dentro e dobradas apenas uma vez, ao meio.
4 – Agora é a vez dos vestidos, também do avesso e com apenas uma dobra.
5 – As camisetas e blusinhas vão enroladas sobre as saias e vestidos.
Dica extra: Se você não conseguir fazer uma mala compacta, a dica é usar organizadores para tudo, ou mesmo sacos a vácuo que diminuem o volume de roupas e objetos.
Check list básico para mala
– 3 shorts
– 3 blusas para o dia
– 3 blusas leves para a noite
– 2 vestidos fresquinhos
– 1 jaqueta jeans ou uma malha
– 1 camisola ou pijama
– 1 par de botas ou sapato fechado
– 1 par de sandálias
– 1 par de tênis
– 1 par de chinelos
– 3 pares de meia
– 6 conjuntos de calcinha e sutiã
– 2 bolsas
Acessórios:
* 3 pares de brinco
* 1 relógio
* 1 pulseira
* 1 óculos
Se for para a praia, aumente o número de calcinhas e sutiãs, inclua mais um par de sandálias, inclua 2 biquínis, além de acessórios como uma canga e uma bolsa de praia.
Mais informações: organizesuavida.com.br
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto destaque por IStock/ Tatomm