Ícone do site Qual Viagem

Guanajuato: viva o México autêntico

The last sun rays of the day shining on the skyline of Guanajuato city at sunset, Mexico.

Da arquitetura do período colonial aos cenários da independência do país, a história vive no estado de Guanajuato. Descubra os diversos atrativos desse destino que abriga um rico patrimônio cultural e algumas das cidades mais bonitas do México, como San Miguel de Allende e a capital Guanajuato.

Localizado no centro do México, a noroeste da capital do país, Guanajuato é um destino imperdível para quem quer mergulhar na história e na cultura mexicanas. Ainda não é um nome muito conhecido entre os brasileiros, mas já está no mapa do turismo mundial há algum tempo.

Foto por iStock / Alexcrab

As cidades de Guanajuato e de San Miguel de Allende encantam pela beleza de suas construções coloridas do período colonial e ruas calçadas de pedras. Ambas estão na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO. O estado de Guanajuato também abriga cinco Povoados Mágicos, quatro zonas arqueológicas e até um surpreendente circuito do vinho.

GUANAJUATO

Guanajuato é uma daquelas cidades pelas quais você se apaixona à primeira vista. Suas ruas estreitas e tranquilas são repletas de sobrados pintados das mais diversas cores, com todo o charme do estilo colonial, além de algumas construções barrocas e neoclássicas. A cada esquina você vai se deparar com visuais incríveis, onde predomina a autêntica cultura mexicana.

Foto por iStock / bpperry

Antiga cidade mineira do século XVIII, é cercada por altas montanhas e situada a 2.000 metros de altitude. Todo o panorama da cidade pode ser admirada do alto do Mirante do Pípila, onde a vista é de tirar o fôlego. Há um funicular para chegar até lá e esse pode ser um bom ponto para começar seu passeio.

Encantos do centro

Depois, é hora de explorar o centro de Guanajuato. Com muitas ladeiras, escadarias e algumas ruas apenas para pedestres, essa é uma cidade para conhecer a pé. Vá sem pressa, para conseguir admirar cada cantinho. Guanajuato tem uma grande população universitária e, por isso, sua vida noturna é animada, com muitos bares e tavernas. Mesmo à noite, é uma cidade muito segura, onde você pode caminhar sem preocupações.

Foto por iStock / Roberto Michel

O Teatro Juárez é uma das construções mais bonitas de Guanajuato, tanto por sua fachada quanto por sua sala de espetáculos. Não deixe de conferir também o prédio da Universidade de Guanajuato e a Basílica da cidade. Para comprar artesanatos típicos da região, vale incluir o Mercado Hidalgo no roteiro.

Foto por Patrícia Chemin

Há restaurantes e cafés por todo o centro. Em torno do Jardín Unión há uma boa concentração deles, como o tradicional Casa Valadez e o La Trattoria. A comida é deliciosa e barata – você pode comer em um ótimo restaurante por menos de R$ 40. Prove as tradicionais enchiladas mineras, as pimentas recheadas e os saborosos moles (molhos encorpados feitos com vários ingredientes aromáticos).

Foto por Patrícia Chemin

Um dos cantos mais fotogênicos de Guanajuato é o Callejón del Beso, ou “beco do beijo”. Esse beco é tão estreito que as sacadas de duas casas vizinhas quase se tocam. É o cenário do amor trágico de Ana e Carlos – uma lenda da cidade à la Romeu e Julieta. A tradição diz que os apaixonados devem se beijar ali, um em cada sacada.

Foto por Patrícia Chemin

Para conhecer essa e outras histórias da cidade, participe de uma “callejoneada” com uma “estudiantina”. Tradição de Guanajuato, é uma caminhada bem animada pelas ladeiras e becos da cidade, liderada por um conjunto musical de universitários vestidos em trajes de época. Ao longo do percurso, tocam canções populares mexicanas e contam lendas e curiosidades de Guanajuato. É uma ótima maneira de explorar os tortuosos e estreitos becos do centro da cidade.

Guanajuato também tem um labirinto no subterrâneo, com uma ampla rede de túneis – alguns para carros e outros, mais antigos, só para pedestres. Abertos com técnicas de mineração, têm tetos arqueados e parecem fazer parte de uma mina.

De múmias a Dom Quixote

No Museu das Múmias de Guanajuato está exposta mais de uma centena de corpos mumificados, encontrados por acaso na região. O curioso é que são múmias naturais, preservadas graças às características do solo de Guanajuato. É a maior coleção do tipo no mundo.

Um dos cenários da luta pela independência do México, o Alhóndiga de Granaditas é hoje um interessante museu de história regional. Vale também uma visita à Casa Museu de Diego Rivera, já que Guanajuato é a cidade natal do famoso artista.

Foto por Patrícia Chemin

Pelas ruas de Guanajuato, você vai encontrar uma série de monumentos em homenagem a Dom Quixote e Miguel de Cervantes. O motivo: Guanajuato é considerada a “capital cervantina da América”, pois, desde os anos 1950, realiza muitos estudos e espetáculos em homenagem ao escritor espanhol. Dentro desse tema, há o Museu Iconográfico de Quixote e o renomado Festival Internacional Cervantino, que acontece anualmente.

SAN MIGUEL DE ALLENDE

A pequena cidade de San Miguel de Allende sempre foi um lugar encantador, mas só ganhou uma expressiva popularidade internacional nos anos 2000. Na última década, caiu nas graças dos norte-americanos e canadenses, tanto que sempre aparece como um dos melhores destinos do México e do mundo em listas de publicações estrangeiras. Aliás, os estrangeiros somam mais de 10% da população total de San Miguel.

Arquitetura e gastronomia

Essa cidade apresenta uma combinação perfeita entre cultura, história e arquitetura. Fundada em 1542, teve seu apogeu no século XVIII. Muitas das construções no centro de San Miguel datam dessa época e estão em ótimo estado de conservação, proporcionando uma viagem no tempo. Você vai se deparar com uma rua mais bonita do que a outra.

Foto por iStock / Elijah-Lovkoff

Com as fachadas em tons de vermelho, amarelo e laranja, no estilo do barroco mexicano, essas antigas casas hoje abrigam uma infinidade de restaurantes, cafés, boutiques, lojinhas de souvenirs e casas de cultura. Vale destacar a limpeza e a organização da cidade, além da segurança. À noite, o centro continua bem movimentado, cheio de casais, famílias e grupos de turistas que saem para aproveitar o melhor da gastronomia local.

Para aproveitar o agradável clima noturno, há vários restaurantes descolados, instalados na cobertura de sobrados históricos, como o La Posadita. Já em restaurantes como o Los Milagros e o María Xoconostle, prove a típica culinária mexicana, com muitos temperos, aromas e, é claro, uma boa dose de pimenta.

O molcajete é uma ótima pedida – carnes variadas servidas em uma pedra vulcânica quente, para comer com tortilhas, guacamole e frijoles. Os aventureiros podem experimentar os chapulines (pequenos gafanhotos fritos) e os escamoles (ovos de formiga refogados). Para beber, peça uma horchata (bebida refrescante à base de arroz) ou uma água de jamaica.

Roteiro cultural

Foto por iStock / bpperry

Comece seu passeio com uma visita à Igreja de San Miguel Arcángel. Inspirada nas catedrais góticas da Europa, tem uma enorme fachada em tons rosados e cheia de detalhes. Ao lado, está o Museu Casa de Allende, onde viveu um dos heróis da independência do México, o general Ignacio Allende. Aliás, a cidade foi renomeada em sua homenagem.

Foto por Patrícia Chemin

A partir desse ponto, sinta-se livre para caminhar sem rumo pelas ruas de San Miguel de Allende, repletas de agradáveis surpresas a serem descobertas, de galerias de arte a bibliotecas públicas. Escolhida como a Capital Americana da Cultura de 2019, San Miguel tem uma série de centros culturais, como a Casa del Mayorazgo de la Canal e o Centro Cultural Ignacio Ramírez “El Nigromante” – ambos instalados em antigas mansões. Perto da Plaza Cívica, siga para o Templo de San Felipe Neri e o mercado de artesanato da cidade.

Para admirar toda a beleza de San Miguel de um ponto de vista bem diferente, faça uma cavalgada turística pelo centro histórico. A operadora Coyote Canyon Adventures promove passeios a cavalo com variados roteiros e tempos de duração. A cavalgada no fim de tarde sai dos arredores de San Miguel, com direito a um pôr do sol inesquecível, e atravessa a cidade já à noite.

DOLORES HIDALGO

Foi na pequena cidade de Dolores, localizada entre Guanajuato e San Miguel de Allende, onde começou o movimento de independência do México, liderado por Miguel Hidalgo, padre da paróquia local. Ali, em 1810, foi dado o Grito de Dolores, que marcou o início da luta contra o domínio espanhol.

Foto por Patrícia Chemin

Além de ser o berço da independência mexicana, Dolores Hidalgo é um dos Pueblos Mágicos do país – conjunto de povoados reconhecidos pela riqueza cultural. O centro de Dolores, que concentra as atrações turísticas, é bem compacto e pode ser percorrido em um passeio de um dia.

Foto por Patrícia Chemin

A partir da praça central, visite a Igreja de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade. Com uma atmosfera pacata de cidade do interior, o centro de Dolores Hidalgo é composto por ruas com calçamento de pedra e construções baixas em tons terrosos.

Conheça o Museu Casa de Hidalgo, sobre a vida de Miguel Hidalgo e a luta pela independência. Ali eram realizados os encontros que instigaram a população local contra os espanhóis. Outros pontos de interesse são o Museu do Vinho de Guanajuato e o Museu Casa de José Alfredo Jiménez, que foi o maior compositor da música tradicional mexicana.

Foto por Patrícia Chemin

Depois de uma boa caminhada, não deixe de provar os sorvetes de Dolores, uma tradição na cidade desde o início do século passado. Há sorveterias, como a La Flor de Dolores, e barraquinhas de sorvete por todos os lados, que vendem de sabores tradicionais a outros bem exóticos. Outros produtos típicos da cidade são os artigos feitos de cerâmica, vendidos em várias lojinhas do centro.

CIRCUITO DO VINHO

Muito além da tequila e do mezcal, o estado de Guanajuato surpreende ao abrigar mais de uma dezena de vinícolas e uma rota do vinho. Como a produção ainda é bem recente e artesanal, são vinícolas boutique, que oferecem uma experiência mais personalizada a seus visitantes.

Foto por Patrícia Chemin

Localizada em Dolores Hidalgo, a vinícola Cuna de Tierra foi pioneira na região. Ela oferece tours guiados pelos vinhedos e áreas de produção, degustações e refeições harmonizadas. As visitas são sempre mediante reservas e apenas para pequenos grupos.

SERVIÇO

Como chegar

A Aeroméxico e a LATAM oferecem voos diretos para a Cidade do México a partir de São Paulo. Da capital do país, você pode seguir para Guanajuato de carro ou ônibus, por um trajeto de 350 km. Para evitar o trânsito da Cidade do México, outra opção é pegar um voo até o Aeroporto Internacional de Guanajuato (León/Bajío), que fica a 30 km de Guanajuato.

Onde comer

GUANAJUATO

Casa Valadez – casavaladez.com

La Trattoria – latrattoriaguanajuato.com

Casa Mercedes – casamercedes.com.mx

SAN MIGUEL DE ALLENDE

Los Milagros – restaurantlosmilagros.com

María Xoconostle – mariaxoconostle.mx

La Posadita – Cuna de Allende 13, Centro

Onde ficar

GUANAJUATO

Camino Real Guanajuato – caminoreal.com

Hotel Posada Santa Fe – posadasantafe.mx

Hotel Boutique 1850 – hotel1850.com

SAN MIGUEL DE ALLENDE

La Puertecita Boutique Hotel – lapuertecita.com

Hacienda El Santuario – haciendaelsantuario.com

Casaluna Hotel Boutique – casaluna.com

Mais informações em: guanajuato.mx

Texto por: Patrícia Chemin

A jornalista viajou a convite do Newlink Group para a cobertura do Tianguis Turístico México 2019, com apoio da Secretaría de Turismo del Estado de Guanajuato e com a proteção do seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

Foto destaque por: iStock / SL_Photography

Comentários

Sair da versão mobile