Cercada por cadeias de montanhas, Grenoble fica no sudeste da França e está mais próxima da Itália e da Suíça do que de Paris. Pela localização, é considerada a porta de entrada para a belíssima região dos Alpes franceses, repleta de parques nacionais, picos nevados e estações de esqui. Além disso, a cidade reúne nada menos que dois mil anos de história.
O panorama de Grenoble é realmente impressionante. A cidade em si é bem plana, cortada pelo Rio Isère. Mas para qualquer lado que você olhe, surgirão montanhas no horizonte. Para quem gosta de passeios na natureza, existem boas trilhas nas montanhas Vercors, Chartreuse e outras na região. No inverno, a maior atração são as estações de esqui próximas, como Chamrousse e Val Thorens.
No centro da cidade, há uma mistura entre ruas estreitas medievais com prédios antigos e vias com construções de arquitetura tipicamente francesa, com praças, parques, fontes, igrejas e jardins, o que lembra um pouco Paris. Alguns dos lugares mais bonitos são o Jardin de Ville, com o prédio da antiga prefeitura, a Place de Verdun e a Place Victor Hugo, onde é instalado um tradicional Mercado de Natal no fim do ano.
Um dos símbolos de Grenoble é a Bastilha (não, não é aquela da Revolução Francesa). Esse forte medieval fica no topo de um monte a centenas de metros de altura. A vista para a cidade é incrível. O modo mais fácil de chegar até lá é de teleférico, cujas cabines são redondas e, portanto, chamadas de bolhas (“bulles”).
Com quatro grandes instituições de ensino superior, é também uma grande cidade universitária desde o século XIV. A vida cultural por lá também é bem forte – há uma série de museus que valem a visita, como o Museu de Arte de Grenoble, o Museu do Palácio do Antigo Bispado e o Museu Dauphinois (esses dois últimos contam sobre a história da região).
Nos arredores da cidade, além das estações de esqui e trilhas nas montanhas, vale visitar o Castelo de Vizille, a 20 km de Grenoble. Além de ostentar uma bela arquitetura e um parque no entorno, o castelo abriga o Museu da Revolução Francesa.
Como chegar
A partir de São Paulo, há voos diretos para Paris pela Latam ou pela Air France. Grenoble fica a cerca de 600 km ao sul de Paris. Esse trajeto pode ser realizado de trem, em um percurso de três horas em média.
Onde ficar
Okko Hotels Grenoble Jardin Hoche
Ibis Styles Grenoble Centre Gare
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / OlgaNW