Ícone do site Qual Viagem

Graz: história, cultura e modernidade na Áustria

Graz Styria

A cidade austríaca de Graz fica no sudeste do país, a 200 km de Viena. Segunda maior cidade da Áustria, Graz é um polo cultural e universitário, com diversas instituições de ensino superior de alto nível, por onde passaram importantes nomes da ciência como Kepler, Tesla e Schrödinger.

Foto por iStock / Panama7

O centro antigo, com suas ruas dominadas por construções do período renascentista, é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Apesar de todo esse clima clássico, Graz, por ser uma cidade universitária – onde estudam cerca de 50 mil alunos –, possui uma vida noturna bem animada.

Foto por iStock / benkrut

Toda a herança histórica de Graz ainda está muito bem preservada e convive harmonicamente com construções mais modernas. A cidade teve grande desenvolvimento sob a influência dos Habsburgos, importante família aristocrática europeia. A imponência dos séculos passados é visível em lugares como no prédio da prefeitura (Rathaus) e o Landhaushof.

Foto por iStock / Yury Gubin

Um pouco mais afastado, Schloss Eggenberg é um lindo castelo, com uma enorme área verde a sua volta. De volta ao centro, que é cortado ao meio pelo Rio Mur, passeie pela Hauptplatz e pela Rua Sporgasse, repletas de lojinhas, restaurantes e cafés, além de belas construções em estilo austríaco. Outro lugar interessante é o Landeszeughaus, museu de armaduras históricas.

Foto por iStock / killerbayer

Dividindo espaço com esses pontos mais antigos, estão edificações bem modernas, como o Kunsthaus, um centro cultural com exposições de arte contemporânea. Seu exterior parece com uma nave espacial gigante. Já o Murinsel é um restaurante todo coberto por vidro e metal bem no meio do rio, formando uma espécie de ilha artificial.

Foto por iStock / Panama7

Principal atração de Graz, o Schlossberg é uma colina em pleno centro da cidade, toda coberta por árvores e um antigo forte. Hoje é um parque público, acessível por escada ou por um funicular, que recebe eventos e festivais, abriga cafés e restaurantes e oferece lindas vistas da cidade. Suas construções mais icônicas são a torre do relógio (Uhrturm) e a torre do sino (Glockenturm).

Como chegar

Uma opção é pegar um voo de São Paulo até Viena com uma parada pela Lufthansa, Swiss, Alitalia ou KLM. Da capital austríaca, vá de trem até Graz.

Onde ficar

Schlossberg Hotel

Augarten Art Hotel

Mercure Graz City

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Djete

Comentários

Sair da versão mobile