A cidade austríaca de Graz fica no sudeste do país, a 200 km de Viena. Segunda maior cidade da Áustria, Graz é um polo cultural e universitário, com diversas instituições de ensino superior de alto nível, por onde passaram importantes nomes da ciência como Kepler, Tesla e Schrödinger.
O centro antigo, com suas ruas dominadas por construções do período renascentista, é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Apesar de todo esse clima clássico, Graz, por ser uma cidade universitária – onde estudam cerca de 50 mil alunos –, possui uma vida noturna bem animada.
Toda a herança histórica de Graz ainda está muito bem preservada e convive harmonicamente com construções mais modernas. A cidade teve grande desenvolvimento sob a influência dos Habsburgos, importante família aristocrática europeia. A imponência dos séculos passados é visível em lugares como no prédio da prefeitura (Rathaus) e o Landhaushof.
Um pouco mais afastado, Schloss Eggenberg é um lindo castelo, com uma enorme área verde a sua volta. De volta ao centro, que é cortado ao meio pelo Rio Mur, passeie pela Hauptplatz e pela Rua Sporgasse, repletas de lojinhas, restaurantes e cafés, além de belas construções em estilo austríaco. Outro lugar interessante é o Landeszeughaus, museu de armaduras históricas.
Dividindo espaço com esses pontos mais antigos, estão edificações bem modernas, como o Kunsthaus, um centro cultural com exposições de arte contemporânea. Seu exterior parece com uma nave espacial gigante. Já o Murinsel é um restaurante todo coberto por vidro e metal bem no meio do rio, formando uma espécie de ilha artificial.
Principal atração de Graz, o Schlossberg é uma colina em pleno centro da cidade, toda coberta por árvores e um antigo forte. Hoje é um parque público, acessível por escada ou por um funicular, que recebe eventos e festivais, abriga cafés e restaurantes e oferece lindas vistas da cidade. Suas construções mais icônicas são a torre do relógio (Uhrturm) e a torre do sino (Glockenturm).
Como chegar
Uma opção é pegar um voo de São Paulo até Viena com uma parada pela Lufthansa, Swiss, Alitalia ou KLM. Da capital austríaca, vá de trem até Graz.
Onde ficar
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Djete