Apesar de não estar no litoral, a cidade de Grasse faz parte da famosa região turística da Côte d’Azur, na França. Fica a 20 km de Cannes e a 40 km de Nice, sobre montanhas e entre belas paisagens da Provence. Centro da tradição francesa da perfumaria, Grasse e os 18 vilarejos charmosos que a cercam formam a região chamada de Pays de Grasse, que é coberta por plantações de oliveiras e de flores.
As rosas, os jasmins, os lírios e as outras tantas flores que crescem em Grasse alimentam a indústria da perfumaria desde o século XVI e inspiraram perfumes famosos de marcas como Chanel, Dior e Givenchy. Assim, Grasse ganhou o título de capital mundial do perfume. Vários produtores, como a Fragonard e a Galimard, mantêm perfumarias na cidade e oferecem tours guiados gratuitos que percorrem todas as etapas da produção de uma fragrância.
Alguns organizam ainda workshops nos quais você pode fazer seu próprio perfume. Para continuar dentro dessas experiências sensoriais, visite o Museu Internacional da Perfumaria, que mostra a história dessa atividade no mundo em exposições interativas e olfativas. Andar pelas ruelas de Grasse é sentir todo o tipo de cheiros deliciosos, que saem das perfumarias e lojas, onde são vendidos cosméticos e fragrâncias. É difícil passar por elas e não querer comprar alguma coisa.
Pelo Pays de Grasse, há uma série de jardins privados, porém abertos a visitantes, repletos de flores, como os campos de lavanda de La Source Parfumée. A produção de azeite também é destaque em propriedades como Domaine de la Royrie, que oferece visitas guiadas com uma degustação de azeites produzidos no local.
Grasse é uma cidade medieval e seu centro é repleto de construções históricas, com arquiteturas que datam de diversas épocas. Passeie entre as casas antigas, os chafarizes e os hotéis dos séculos XVII e XVIII e visite a catedral e o palácio do bispo, construções estas do século XIII. A gastronomia local também merece destaque, com pratos como o Lou Fassum (repolho recheado), torta de abóbora (servida na época do Natal) e o fougassette (um brioche feito com água de flor de laranjeira). No centro, há diversos cafés e restaurantes pequenos e aconchegantes para todos os bolsos.
Como chegar
A partir de São Paulo, há voos para Nice pela Air France, com parada em Paris, e pela TAP, com parada em Lisboa. De Nice a Grasse, vá de carro ou trem.
Onde ficar
La Bastide Saint Antoine Jacques Chibois
BEST WESTERN Hotel Elixir Grasse
Mais informações em: grassetourisme.fr
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / phbcz