Gramado, um dos principais destinos turísticos do país, prepara uma extensa programação para promover e incentivar a ChocoPáscoa. Considerada a Capital Nacional do Chocolate Artesanal, a cidade prepara 25 dias de atividades e a expectativa é atrair mais de 700 mil turistas e visitantes de todo o Brasil. As atrações são gratuitas e a programação vai de 28 de março a 21 de abril de 2025.
Além de movimentar o turismo na serra gaúcha, o evento deve incentivar a venda de chocolates artesanais. Segundo estimativa da Associação dos Chocolateiros de Gramado (Achoco), a produção deve crescer 10% em relação ao ano anterior, ultrapassando as 700 toneladas de produtos artesanais.
Entre as novidades, uma nova marca foi criada para comemorar os 10 anos do evento. “Queremos comemorar os 10 anos da Páscoa em Gramado com mais personalidade e criamos a ChocoPáscoa, que será o grande evento do primeiro semestre. Teremos quase um mês de programação que culmina no feriado prolongado. Será um evento maravilhoso e que irá atrair muitos turistas”, projeta a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
A organização promete inovar na decoração e em novas atrações. Na Rua Coberta, será instalada a Mara Cakes Fair, que vai receber talk shows, desfiles, oficinas, espaço kids e exposições de confeitaria. A ChocoPáscoa Gramado terá ainda atrações culturais e religiosas na avenida Borges de Medeiros e na Praça das Etnias, onde será instalada a Vila de Páscoa e a Casa do Pascoalino.
Totalmente revitalizada, a Parada de Páscoa vai ocorrer às sextas-feiras, sábados e domingos na avenida central. Outra atração consagrada é a Corrida do Coelho, que será realizada no sábado, 19 de abril, com chegada e partida em novo local: o charmoso Lago Joaquina Rita Bier.
Em parceria com o Senac Gramado, as oficinas gastronômicas de Páscoa estão mantidas na programação. O aspecto religioso está contemplado na programação do Gramado Aleluia. Além de celebrações nas igrejas e templos, o evento terá duas procissões ao ar livre – a de Ramos e a dos Passos.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destaca o crescimento da programação de Páscoa. “Há 10 anos, nossa Páscoa começou pequena. Agora, estamos dando um novo rumo como em todos os eventos que promovemos. Gramado é a capital brasileira do chocolate artesanal e teremos quatro finais de semana de atrações e quase 30 dias de programação que irão movimentar a nossa cidade”, frisa Tissot.
Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa
Foto destaque por: Cleiton Thiele