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Golpe no Instagram e WhatsApp prejudica pousada e clientes em Maresias (SP)

A Pousada Pantai, em Maresias (SP), desde 2007 vinha recebendo hóspedes com conforto e qualidade no litoral norte paulista. Porém, a partir de outubro deste ano, passou a enfrentar dificuldades financeiras e com clientes devido ao roubo de dados.

O local é comandado por André Teston, que além de sócio administrador da Pantai Maresias também está à frente de outros empreendimentos na área, sendo sócio e diretor comercial do Porto Grande Hotel & Convention e gerente geral do Ilha de Toque Toque Eco Boutique Hotel & SPA.

Cronologia do golpe

O número de telefone celular da Pantai foi roubado no dia 04/10, enquanto Teston estava em viagem fora do Brasil. Através desse dado, os criminosos conseguiram se apoderar do Whatsapp e do Instagram oficial (@pantaimaresias), que contava com cerca de 10 mil seguidores, além de alterar as formas de autenticação nos aplicativos, o que impediu que as contas fossem recuperadas pelo seu real dono.

Desde então o perfil de Instagram roubado tem feito anúncios com ofertas abaixo do mercado, prometendo aos clientes benefícios que a pousada originalmente não oferecia (como refeições inclusas). Como o número de seguidores é grande e o Instagram direciona para o Whatsapp dos criminosos, as vítimas são induzidas a fazer transferências pix para variadas contas, achando que estão reservando um quarto no referido empreendimento.

Teston fez boletim de ocorrência online ainda durante sua viagem ao exterior e seguiu as orientações da polícia, como colocar aviso no site oficial e no Facebook (que não foi roubado), além de tirar de toda a comunicação da pousada o número de telefone e Instagram roubados.

Assim que retornou de viagem, o empresário conseguiu recuperar o número de telefone junto à operadora, porém os criminosos já haviam alterado o contato no Instagram, que direciona para o telefone dos golpistas.

Um novo perfil na rede social também foi criado para alertar os clientes (@pousadapantaioficial), porém os criminosos se precaveram de algumas formas, como bloqueando os comentários de todos os usuários nas suas publicações e todas as contas de amigos de Teston e da esposa para que não pudessem alertar os seguidores.

Em paralelo a isso, desde o momento do furto até o presente momento, o administrador vem tentando de diversas formas reaver a conta junto ao Instagram e ao grupo META, porém sem sucesso já que as denúncias no aplicativo são analisadas pela inteligência artificial da empresa. Todas as formas de recuperação possíveis foram tentadas várias vezes, porém todas foram negadas.

Danos irreparáveis

O golpe tem causado prejuízos irreparáveis e transtornos com clientes. Teston chegou a ir ao Procon para ver como poderia melhor auxiliar as vítimas, e a orientação repassada é para que os hóspedes que caíram no golpe procurassem seu banco de origem para tentar reaver o pix.

Até o momento, cerca de 40 pessoas se tornaram vítimas. O prejuízo financeiro também é grande, já que a confiança e a reputação do empreendimento saem prejudicados. “Eu tinha uma taxa de crescimento de 5% a 7% desde o início da minha administração, em 2012. Esse ano tive uma queda de 30% no fluxo bruto de vendas”, explica Teston, que tinha no Instagram uma poderosa ferramenta de vendas.

“Pedimos ajuda para que este alerta chegue à grande mídia de forma que o Insta forneça mais segurança e métodos de recuperação que favoreçam os usuários e não os bandidos, e, claro, alertar a todos os colegas da hotelaria sobre o risco que correm com a vulnerabilidade de operadoras de telefonia quanto ao furto de linhas e ao Insta/WhatsApp quanto aos métodos de recuperação que nem sempre funcionam”, solicita Teston.

Diferentes golpes

Esse tipo de golpe que sofre a Pantai e seus clientes não é inédito na região. Em fevereiro deste ano, o G1 divulgou uma matéria sobre uma pousada em Bertioga que passou pela mesma situação.

Além da conta roubada, como é o caso da Pantai, outro golpe que tem sido constante nas redes sociais é quanto às contas fakes que criminosos criam no Instagram, imitando o nome e postagens da original, para dessa forma conseguir confundir os clientes e induzi-los a fazer pix para a conta de terceiros. Nesse caso é um pouco mais fácil reverter a situação, já que a conta do golpe foi clonada, e não furtada, então muitas vezes as denúncias nos aplicativos funcionam. Mesmo assim vale o alerta para os clientes ficarem de olho, especialmente se notarem mais de uma conta para a mesma empresa. Uma dica preciosa é evitar fazer transferências para contas particulares e preferir utilizar o CNPJ da empresa.

Texto por: Cláudia Costa

Foto destaque por: Divulgação

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