Desde que me mudei para Barcelona há alguns meses iniciei o desafio de aprender um novo idioma, o espanhol. Acredito que para os apaixonados por viagem como eu, quanto mais idiomas falarmos, melhor. Principalmente inglês e espanhol. Por isso, resolvi fazer um post por aqui com algumas gírias em espanhol que aprendi na minha escola Linguaschools em Barcelona e também no cotidiano. Espero que ajudem vocês!
Veja abaixo algumas gírias em espanhol faladas na Espanha
Guay: É o mesmo que legal ou bacana.
Mono: Mono é macaco, mas também significa fofo. É usado principalmente para coisas relacionadas a crianças ou quando alguém faz algo meigo, romântico.
Chulo: legal, principalmente para descrever roupas, lugares ou um penteado novo. Porém quando se refere a uma pessoa, significa que aquela pessoa se acha.
Ligar: aqui ligar não significa telefonar e sim paquerar! Imagina a confusão que essa gíria pode causar.
Currar/curro: trabalhar ou trabalho
Flipar: surpreendente, alucinante.
Hostia: também significa hóstia da igreja, mas popularmente falando, de acordo com a minha professora é um palavrão. Resolvi colocar aqui porque é muito comum. Seria o mesmo que merda ou algo um pouco pior. Achei interessante colocar aqui para vocês saberem e entenderem mas evitem falar.
Pesado: ser insistente, chato.
Vale: é o mesmo que ok ou tá bem.
Pirarse: ir embora.
Mola: eles usam esta gíria para falar de algo ou alguém que curtimos, achamos legal, estamos afim ou gostamos muito. É muito utilizada entre os jovens espanhóis e é o mesmo que o nosso “curtir”.
Tía/o: seria como o nosso “cara” eles se referem a qualquer pessoa de modo informal.
Veja aqui o post com dicas sobre aprender espanhol em Barcelona.
Essas são algumas expressões e gírias e qua já vão te ajudar a fazer um bonito enquanto estiver viajando pela Espanha.
Em breve deixo mais algumas dicas de espanhol, de Barcelona e da Espanha para vocês.