A proximidade com o Dia das Crianças faz muitos pais pensarem sobre como tornar a data especial para os pequenos. Com o intuito de chamar a atenção para as atividades que vão além das telas de celulares, computadores e televisões, Rafaela Moreira, gerente de entretenimento e lazer do Jurema Águas Quentes Resorts, complexo hoteleiro localizado em Iretama (PR), preparou uma lista com brincadeiras clássicas que permitem a socialização com outras crianças. As indicações incluem caça às cores, queimada e massinhas de modelar. Confira:
Caça às cores
De acordo com Rafaela, a atividade de caça às cores é uma oportunidade para as crianças mais novas, de até seis anos de idade, treinarem habilidades como atenção, foco e observação de detalhes. A brincadeira consiste em apresentar as cores para os pequenos e solicitar que procurem objetos com os tons sugeridos.
Massinhas de modelar
A massinha de modelar ajuda a estimular a agilidade, destreza e criatividade, além de melhorar o tato dos pequenos. O manuseio da massinha com as mãos permite também que as crianças usem a imaginação para produzir artes abstratas, objetos e ainda explorar cores e texturas. No Jurema Águas Quentes, durante o Dia das Crianças, uma das atividades programadas é a Fábrica de Massinha, que fará com que a garotada se divirta em conjunto.
Queimada
A queimada é um esporte que estimula a agilidade, velocidade, mira, atenção e colaboração. Segundo a gerente de entretenimento e lazer do complexo hoteleiro, a atividade, que pode ser praticada com crianças a partir de 7 anos, é um instrumento para interagir com os colegas e se desligar do mundo virtual. O passatempo é uma competição, em que os participantes de duas equipes tentam acertar os oponentes com uma bola. Para evitar serem atingidos, os jogadores devem desviar da mira da bola. Vence quem eliminar todos os membros da equipe adversária.
Atividades que envolvam contato com a natureza e água
As brincadeiras aquáticas são ferramentas para desenvolver as aptidões motoras e o equilíbrio das crianças — mas é recomendado que haja alguma supervisão de adulto para evitar acidentes. Já as que envolvem terra, como o banho de lama, são importantes para o tato. A equipe de recreação do Jurema Águas Quentes, por exemplo, acompanha todas essas atividades nas piscinas e tem programado algumas brincadeiras que também valorizam o contato com a natureza para o Dia das Crianças, seja em um passeio a cavalo ou visitando cenários naturais.
Noite do pijama
Uma forma de possibilitar a diversão e a interação entre as crianças é promover uma “noite do pijama” e programar brincadeiras lúdicas para a ocasião, como jogos de cartas ou de tabuleiro, além de outras atividades que exijam o entrosamento dos pequenos. “Mímica e adivinhações são alguns dos exemplos que podem ser aplicados ainda na brincadeira com o apoio da esquipe de recreação”, explica Rafaela. A atividade está inclusa no pacote para a data comemorativa no Jurema Águas Quentes.
Cantigas de roda
Segundo Rafaela, as brincadeiras de roda são importantes para a interação e assimilação da cultura tradicional entre os pequenos. ‘Batata quente’, ‘Ciranda, cirandinha’ e ‘Escravos de Jó’ são alguns dos exemplos de atividades que podem ser realizadas envolvendo as cantigas. A ‘História da Serpente’ é outro passatempo que pode ser realizado em conjunto. Nessa, um participante é a serpente que procura pedaços do seu rabo. São selecionadas algumas crianças para formar o rabo e os que são chamados precisam passar por baixo das pernas de quem está na fila.
Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa
Foto destaque por: Divulgação