O litoral de Maceió é um dos mais belos do nordeste brasileiro. As famosas praias de Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca e Ponta Verde estão entre as mais visitadas e comentadas por turistas da capital alagoana. Porém, a aproximadamente a 9 km do centro de Maceió, margeando a estrada que conduz ao norte do Estado, fica uma das praias mais belas, desertas e pouco exploradas da cidade. A praia de Garça Torta, como quase toda costa alagoana, possui denso coqueiral e uma tonalidade de azul esverdeado em suas águas nunca encontrado em outras partes do litoral brasileiro.
Em sua orla existem poucas casas de veraneio e a praia é bastante segura para o banho de mar. Garça Torta é ideal para caminhadas, banho, pesca ou simples apreciação das várias espécies da flora e da fauna que habitam os recifes de corais.
Bem no início da década de 80 tornou-se o paraíso dos artistas intelectuais que queriam sentir o misticismo, a poesia do lugar e a simpatia dos nativos. Contagiados pela beleza da praia que contrasta a cor negra dos arrecifes, com o azul esverdeado e o degrade de suas quentinhas águas ganhou o apelido singular de Garça Torta. Por estar muito próxima da cidade e fora do circuito mais visitado da cidade, a praia de Garça Torta não consta dos roteiros explorados pelas agências de receptivo. Para explorá-la, tente se aventurar e passar apenas uma manhã quase sem ser descoberto. A praia é praticamente virgem e oferece pouca estrutura de serviços.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque: Juliane Martinello