É quando o sol se põe que a magia acontece em Gante, na Bélgica. O evento que ocorre apenas a cada três anos é um verdadeiro espetáculo e uma maneira diferente de descobrir os segredos da cidade.
Localizada a 50 quilômetros de Bruxelas, Gante leva a fama de “cidade vegana” e é uma opção diferente para conhecer em uma viagem pelo país. No entanto, o maior diferencial da região é seu Festival de Luzes que acontece na fachada e ao redor dos maiores marcos arquitetônicos, onde são apresentadas diversas obras de artistas nacionais e internacionais.
O “Ghent Light Plan” foi inaugurado em 1998, com o objetivo de fornecer luz de maneira sustentável para toda a população, resultando em um show no centro da cidade, que teve o céu noturno como pano de fundo para a performance de sombras e luzes. Gante recebeu diversos prêmios e foi elogiada pela iniciativa de integrar a iluminação urbana por diversos países ao redor do globo.
O festival é gratuito e leva uma multidão a seguir uma rota de quase 5 quilômetros, na qual todos vão a pé, já que os pontos são bem próximos uns dos outros. O percurso conta com 57 locais que estão divididos pelo centro histórico e zonas ao redor.
Pelo centro, são 32 edifícios iluminados. O caminho tem início na Sala de Concertos de Handelsbeurs, na rua Kouter, segue para destinos como a Igreja de São Nicolas; Catedral de São Bavão; Werregarenstraat, uma incrível rua decorada com grafites; a estátua de Jacob van Artevelde, o Sábio em Vrijdagmarkt; Great Butchers’ Hall, o mercado de especiarias locais; o misterioso Castelo dos Condes e, por fim, para na pera de Gante.
Os outros 25 pontos incluem o Pillows Grand Hotel Reylof; o Restaurante dentro de Oude Houtlei, onde acontece o incrível projeto Parnassus, que serve um almoço saudável na igreja franciscana; o Prinsenhof, residência do governador; o Museu de Belas Artes de Gante e a Abadia de São Bavão.
O tour completo leva em média duas horas de duração. As luzes são acessas às 19h em ponto e desligadas à meia-noite. O próximo festival acontecerá em 2021, de 27 à 31 de janeiro.
Mais Informações: www.visit.gent.be
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por DurkTalsma