A geração Z brasileira é a mais frustrada por não ter atendimento com interação humana ao reservar viagens. Apesar de ser uma geração de pessoas nascidas na era digital, em média, entre a década dos noventa até 2010, pesquisas demonstram que a nova geração dá preferencia ao atendimento humanizado. A Pesquisa do Viajante Digital, realizada pela empresa Travelport, reforça que não apenas as soluções digitais estão influenciando a tomada de decisões na hora da viagem. No total, 86% dos viajantes da Geração Z no Brasil se sente frustrada pela automatização durante o atendimento; 57% desses jovens recorrem a profissionais como agentes de viagens e operadores turísticos. A mostra foi de 23 mil pessoas entrevistadas que haviam realizado pelo menos dois voos de ida e volta no ano passado.
A pesquisa revela que, não somente tecnologia, mas também atendimento humano é de interesse geral do público brasileiro, já que garante uma maior confiança na hora da compra. O diretor regional da empresa para a América Latina, Luis Carlos Vargas, disse: “Os viajantes também são consumidores e desejam uma experiência de fornecedores e agentes de viagens tão simples e envolvente quanto dos melhores varejistas. As pesquisas mais recentes da Travelport mostram que a tecnologia e a interação humana são essenciais para isso – desde proporcionar ofertas relevantes e personalizadas até entregar propostas atraentes de fontes confiáveis. Com a crescente adoção de tecnologias emergentes e o uso de novos padrões do setor, como o New Distribution Capability (NDC) e o Next Generation Storefront (NGS), é exatamente nesse ponto que o setor está caminhando. Na Travelport, continuaremos a acelerar desenvolvimentos em todas essas áreas e muito mais, para ajudar o setor a acompanhar as necessidades em rápida evolução do viajante moderno”.
Texto por Natalia Bastos
Foto por: Istock/fizkes