O Sudeste Asiático é um dos lugares mais belos e ricos em cultura do mundo, destino ideal para quem procura uma experiência única, com templos antigos, florestas, povo receptivo e tradições. Localizado no sopé do Himalaia, ao sul da cordilheira, Myanmar é um país tropical, recente e com muita história para contar. Sua localização foi motivo de disputas entre mongóis, reinos da Índia, tailandeses e laosianos, por ser considerado um lugar estratégico.
Para os amantes da fotografia, Myanmar é um destino obrigatório. Depois do sucesso do workshop na Índia, a OneLapse Expedições Fotográficas convidou o fotógrafo documental Érico Hiller para acompanhar mais um grupo da empresa em Myanmar, de 28 de novembro a 6 de dezembro. Hiller prioriza a temática humanitária e ambiental e vai estimular os participantes a procurar os melhores ângulos, enquadramentos e luzes. Não se trata de uma viagem comum, mas sim de uma possibilidade de aprendizado com o objetivo de conhecer e registrar a cultura e o modo de vida deste país, que ainda guarda muitos segredos.
A viagem começa em Yangon, a maior cidade de Myanmar e seu mais importante centro comercial. Nessa cidade caótica e vibrante, o grupo irá fazer ótimas fotos e visitar o mercado Bogyoke, a estação de trem, o templo Chaukhtatgi e o templo Shwedagon Pagoda, um dos mais impressionantes do Sudeste Asiático, com uma gigantesca estupa dourada, com quase 100 metros de altura e coberta por placas de ouro.
O próximo destino é Bagan, um dos sítios arqueológicos mais ricos da Ásia, com enorme variedade de pagodas, templos e monastérios construídos durante a dinastia Bagan. O grupo irá visitar os templos mais antigos e cruzar de barco a ilha do vilarejo Kyun Thiri. Depois, o trajeto irá continuar por uma tradicional charrete da região, visitando outros templos e mercados, repletos de cultura e estilo de vida dos moradores. Haverá ainda um sobrevoo de balão ao pôr do sol para apreciar a linda vista de cima.
Em Heho, o principal destino é o Lago Inle, famoso pelos habitantes da região, que desenvolveram uma técnica única de remar com os pés. Mercado local, aldeias manufatureiras com vista para as montanhas e plantações, vilarejos e o mercado flutuante serão registrados e visitados pelo grupo.
Mandalay ainda concentra resquícios da antiga cidade real. O grupo aproveita para observar o tradicional ritual da procissão de centenas de monges que caminham silenciosamente pelas ruas para receber oferendas do povo local. O passeio inclui visitas a vestígios de antigos reinos, monastérios, a montanha de Sagaing e a Ponte Ubein, um dos principais cartões-postais da região. Hiller garante que esta será uma viagem inesquecível e que Myanmar é um lugar único.
Mais informações em: onelapse.com.br
Texto por: Agência com edição de Caroline de Oliveira
Foto destaque por: iStock / ntrirata