Para quem busca novos destinos para conhecer na Flórida, West Volusia é uma ótima opção, combinando cultura e natureza. Trata-se da faixa oeste do Condado de Volusia, localizada a meio caminho entre duas cidades bem conhecidas entre os brasileiros: Orlando e Daytona. Aliás, o acesso à região é feito em apenas 30 minutos de carro ao norte de Orlando. West Volusia é composta por 14 comunidades e atrações variadas. Conheça algumas delas abaixo:
DeLand
A pequena DeLand é o foco do agito em West Volusia. Com um centro cheio de personalidade e construções históricas, é fácil se apaixonar por essa cidade logo à primeira visita. A tranquila Woodland Boulevard, que é a avenida principal, e suas ruas adjacentes são um convite para um passeio a pé, ao longo do qual você vai descobrir pequenos tesouros, como lojas de doces e chocolates artesanais, roupas vintage e discos de vinil, além de pequenos museus, galerias de arte, teatros e coloridos murais grafitados.
Dos restaurantes aos cafés, tudo é bem local. Ou seja, grandes redes não existem por ali. Por tudo isso, o centro de DeLand já ganhou vários prêmios, como o “Great American Main Street Award”, que reconhece pequenos distritos comerciais que ainda se mantêm autênticos nos Estados Unidos. Para provar os sabores locais, vale conhecer também a microcervejaria Persimmon Hollow Brewing Co. e o restaurante The Table, cujo menu muda sazonalmente, mas sempre privilegiando os ingredientes frescos, locais e orgânicos.
Blue Spring State Park
A faixa central da Flórida é famosa por suas nascentes cristalinas, o que inclui a região de West Volusia. No inverno do hemisfério norte, estas nascentes, onde a água brota a 22ºC o ano todo, tornam-se refúgios para os peixes-boi, simpáticos e grandes mamíferos marinhos que habitam toda a costa da Flórida. Quando o mar esfria, estes animais migram pelas baías e rios do estado até chegar às nascentes, onde as águas são mais quentes.
Em West Volusia, um importante refúgio de inverno dos peixes-boi é o Blue Spring State Park, localizado em Orange City. De meados de novembro a março, a nascente deste parque chega a abrigar centenas de peixes-boi (em 2023, foram encontrados 729 deles). Nesta época, os visitantes não podem entrar na água, mas dá para passar o dia inteiro admirando esses animais a partir das passarelas de observação.
Já no restante do ano, é permitido nadar, mergulhar ou fazer snorkel na nascente, que tem águas cristalinas e exibe um tom verde esmeralda. No canal que atravessa o parque, deixe-se levar pela correnteza em um relaxante passeio de boia cross. Além das boias, o parque disponibiliza para aluguel caiaques, canoas e equipamento para snorkeling.
Rio St. Johns
As águas cristalinas da Blue Spring seguem até o rio St. Johns, o mais longo da Flórida, com um curso de 485 km que atravessa áreas pantanosas e florestas. Você pode desbravar esse rio em passeios de canoa, caiaque ou barco. Partindo da cidade de DeBary, o St. Johns River Eco Tours oferece um tranquilo passeio guiado de barco, no qual é possível avistar diversos animais típicos da Flórida em seu habitat natural, como jacarés, tartarugas, dezenas de espécies de aves e muito mais, além da exuberante fauna local.
De Leon Springs State Park
Outro parque estadual de West Volusia é o De Leon Springs, que oferece aluguel de caiaques e canoas, trilhas, áreas para piquenique e uma bela nascente, cujas águas já foram usadas para mover um antigo moinho de grãos na época da Guerra de Secessão.
Além das paisagens naturais, o destaque fica por conta de uma atração bem inusitada: um restaurante famoso por suas panquecas. No tradicional Old Sugar Mill Pancake House, aberto em 1961, há chapas embutidas em cada mesa, sobre as quais você prepara suas próprias panquecas, podendo escolher o tipo de massa e uma variedade de acompanhamentos.
Cassadaga
Já Cassadaga, ao sul de DeLand, é o lar da mais antiga comunidade de espiritualistas do sudeste dos Estados Unidos, a Cassadaga Spiritualist Camp, com mais de 120 anos de história. Os espiritualistas acreditam que os espíritos não só existem, mas podem se manifestar e se comunicar com os vivos. A crença foi amplamente difundida na América do Norte e no Reino Unido durante a época vitoriana, mas, com a descoberta de charlatões que tentaram se aproveitar da popularidade do movimento, o espiritualismo foi reduzido a poucas comunidades por essas regiões.
Uma das que se mantêm ativas no país é Cassadaga. A comunidade recebe não só espiritualistas, mas também os curiosos e os céticos. Há um tour pela cidade para descobrir as interessantes histórias dos antigos residentes, dos pontos de energia encontrados por lá e de construções onde foram constatadas manifestações de espíritos – como no próprio Hotel Cassadaga. Visitantes também podem participar das chamadas “leituras” com médiuns de Cassadaga, entre outras atividades espiritualistas. Seja qual for a sua crença ou religião, conhecer a cidade é uma experiência cultural bem diferente.
Mais informações em: visitflorida.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: Save The Manatee Club / West Volusia Tourism