As cervejas artesanais vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado brasileiro e internacional. Nos últimos anos, uma grande variedade de rótulos e estilos tomaram conta do país, e estão cada vez mais presentes nos cardápios de bares, restaurantes e casas de cervejas especiais. Na cidade de Curitiba esse cenário não é diferente. Hoje, a capital paranaense se transformou em um grande polo cervejeiro, abrigando algumas das principais cervejarias do Brasil.
Para comemorar todo esse sucesso, a Associação das Microcervejarias do Paraná (PROCERVA) vai promover, nesta quinta (09), sexta (10), sábado (11) e domingo (12), o primeiro Festival Paranaense de Cervejas Artesanais, na cidade de Curitiba. Durante os quatro dias de evento, serão realizadas diversas atividades especiais, entre palestras e mesas redondas com grandes nomes do mercado. Serão discutidos temas como “Panorama do Mercado Cervejeiro”, “Fermentação”, “Uma História Lupulada”, “Produção de Cervejas Acidificadas”, “Ouro Verde da Polônia – aromas dos lúpulos poloneses”, “Defumação e Envelhecimento em Barril”, “A cerveja artesanal inserida no movimento Slow Food – Cervejaria Sustentável”” e “Tendências do Mercado Cervejeiro”.
Outro grande destaque do Festival Paranaense de Cervejas Artesanais ficará por conta da realização da 6ª edição do South Beer Cup, principal concurso de cervejas artesanais da América do Sul, que acontece pela primeira vez na capital paranaense após passar por cidades brasileiras e argentinas. A edição curitibana da premiação será a maior da história. De acordo com números da organização, são 215 cervejarias inscritas, vindas de 9 países: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai. No total, oSouth Beer Cup contará com mais de 800 rótulos, que serão analisados por 35 juízes de diversas partes do mundo.
As principais bebidas do concurso serão premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze em uma grande festa de premiação, aberta ao público, que será realizada no Museu Oscar Niemayer, no dia 11 de junho, e deverá reunir milhares de pessoas.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto Divulgação