A partir de amanhã (13) e até 30 de novembro de 2021, a “Capital da Gastronomia do Caribe” recebe foodies e chefs de todo o mundo no primeiro “Le Festival de la Gastronomie de Saint Martin”. O lado francês de Saint-Martin é conhecido pela variedade de estabelecimentos gastronômicos que vão desde a culinária caribenha casual dos Lolos a jantares elegantes e requintados nos incontáveis restaurantes de luxo. Os chefs amplamente aclamados da ilha usam ingredientes frescos e uma fusão de sabores para criar uma grande variedade de pratos.
Os visitantes podem embarcar em várias jornadas culinárias, explorando os diferentes menus de especialidades em uma série de restaurantes participantes e experimentando demonstrações culinárias ao vivo com chefs famosos e com seus colegas locais. Haverá também música ao vivo e entretenimento todas as quintas-feiras durante as duas semanas do evento.
Setenta e cinco restaurantes participantes estarão competindo pelo prêmio de “Melhor Mesa”, incorporando um ingrediente-chave, o tamarindo doce e picante, que é uma fruta local e sazonal, em seu menu de especialidades. Os restaurantes estão espalhados por toda a ilha em Grand-Case, Marigot e Orient Bay. O concurso não será julgado apenas por especialistas em culinária e chefs convidados, mas também por meio de avaliações públicas. Esta é a primeira edição do que deve se tornar um evento anual.
Oito chefs internacionais participarão das demonstrações de culinária ao vivo que acontecerão aos sábados durante o festival, júri para “Melhor Mesa” e encontro com alunos de uma escola profissionalizante local. As oficinas de culinária ao ar livre serão apresentadas por um famoso chef local ou internacional e transmitidas ao vivo nos canais de mídia social do Escritório de Turismo para o lado francês de Saint-Martin.
Os chefs participantes são Michel Portos, da França, vencedor de duas estrelas Michelin e Patrono do festival; o chef Laurent Huguet, também da França, com estrela Michelin; Jimmy Bibrac da Guadalupe, que serve conjuntamente como Patrono do Festival; Edna Butcher de St, Lucia; e dos EUA, Tristen Epps, chef executivo do popular Red Rooster Overtown, em Miami. O Sr. Alain Warth, ex-diretor do departamento de gastronomia do guia Gault & Millau, será o coordenador dos chefs.
O último festival gastronômico do lado francês da ilha foi há anos, o que mostra como este evento será memorável. O Escritório de Turismo para o lado francês de Saint-Martin está ansioso para dar as boas-vindas aos interessados em participar do festival. Suas papilas gustativas agradecerão por esta experiência inesquecível.
Mais informações em: st-martin.org
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / SeanPavonePhoto