Começa nesse final de semana, dias 10, 11 e 12 de junho, a festa para produzir o maior pé-de-moleque do mundo. Realizada na cidade de Piranguinho, que é integrante do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, a Festa está em sua 11ª edição e tornou-se referência na região como evento gastronômico.
O ponto alto da festa que já chamou a atenção da mídia nacional é o preparo e degustação do maior doce de pé-de-moleque do mundo. A cada ano, o recorde de tamanho é batido. Para esse ano, a previsão é que o doce tenha 21 metros de comprimento. Depois, o pé-de-moleque gigante é distribuído para todos os presentes.
A cidade de Piranguinho é reconhecida como a Capital Nacional do Pé de Moleque e o preparo artesanal do doce é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Minas Gerais. Por ser uma grande festa junina, o cardápio do evento conta ainda com outras comidas típicas, como caldinho de feijão, pastel de milho, caldinho de mandioca, quentão, vinho quente, canjicada, entre outros.
Milhares de pessoas prestigiam a festa que tem na programação apresentações culturais das escolas, dança de catira e quadrilha, shows com artistas regionais e, no domingo, o já tradicional Encontro de Violeiros na Praça Coronel Braz.
Mais informações em: caminhosdosuldeminas.com.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação / Caminhos do Sul de Minas