Organizada há 21 anos pelo Museu da Imigração, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Festa do Imigrante reúne atrações tradicionais de diversas nacionalidades que compõem o mosaico cultural de São Paulo. A edição desse ano acontece nos dias 05, 11 e 12 de junho com extensa programação de gastronomia, artesanato, dança e música entre outras atividades para toda a família. Em 2015, mais de 20 mil pessoas prestigiaram as manifestações culturais das comunidades de imigrantes e descendentes.
A 21ª Festa do Imigrante contará com 41 expositores de alimentação, 31 de artesanato e 45 grupos de apresentação artística nos três dias do evento. No total, serão mais de 40 nacionalidades representadas em diversas atrações.
O público também poderá interagir com as comunidades de imigrantes e descendentes em atividades gratuitas. Entre elas, as oficinas de artesanato – como a de origami, Marguciai (pintura em ovos típica da Lituânia) e bordado Madeira, típico da Ilha da Madeira – e workshops de dança com iniciação a diferentes ritmos, como as aulas de Tango, Polca paraguaia, danças gregas e de Cuba.
As crianças terão um cantinho especial reservado para recreação, com jogos e brinquedos. O espaço “Faz e Conta” também terá contações de histórias do mundo – com conto judaico, chinês, histórias da Índia entre outros -, conduzidas por Kiara Terra, renomada especialista da área, nos três dias da festa, sempre às 12h e às 15h.
Para conferir a programação completa do evento, acesse o site: museudaimigracao.org. br/festa-do-imigrante
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto Divulgação