A cidade de Itirapina, a 200 quilômetros da capital paulista, vai realizar, no próximo mês de outubro, a Festa das Nações. Organizado pela Prefeitura Municipal e o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) local, em parceria com a presidente do Fundo Social, Profª Mari Leila Bacciotti Cândido, o evento visa resgatar essa tradicional festa, que teve sua última edição há cerca de 30 anos.
Programa ideal pra quem busca boa gastronomia, excelentes atrações musicais, de dança, culturais e muita diversão, o festejo ocorre durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, entre os dias 12 e 15 de outubro.
A Festa das Nações contará com 12 tendas de alimentação representando cada uma um país com culinária típica, entre elas, a inglesa, japonesa, espanhola, árabe, italiana, americana, português, e claro, a brasileira, além da barraca de doces de vários países.
Além disso, a programação inclui shows musicais todos os dias da festa e apresentações de danças típicas do projeto social de balet da Prefeitura, “Arte & Cia; dos alunos da EMEI Profª Eneida Cário Cornachioni”; do Projeto “Meninos da Aracy” e da Academia Studio de Dança Aline Heesner.
A Feira de Artesanato de Itirapina também estará presente, apresentando os produtos locais como sabonetes, cachaça, doces, entre outros.
“A intenção é que essa festa faça parte do nosso calendário anual de festividades, pois além de ajudarmos em mais investimentos nos projetos sociais, mostramos a gastronomia e cultura de diversas nações e ainda promovemos a integração do espírito de paz entre diversos povos”, afirma Mari Leila.
A comissão organizadora, composta por representantes das entidades assistenciais, da prefeitura, voluntários e membros do COMTUR está buscando outros parceiros e patrocinadores para colaborar e oferecer uma festa bonita para a comunidade local e turistas de toda região.
Ecoturismo e história em Itirapina
A cidade de Itirapina, localizada no coração do estado de São Paulo, guarda belezas naturais surpreendentes. O pequeno municípioé conhecido principalmente pela represa do Broa, onde fica o Broa Golf Resort.
Lá, além das acomodações e atividades como golfe e acervo de aeronaves, a represa é o grande atrativo seja para banhos, passeios de lancha, caiaque, stand up paddle ou tirolesa. Também chamada de represa do lobo, a grande estrela do hotel pode ser observada da varanda de todos os seus apartamentos. O sol se pondo e refletindo nas águas é um espetáculo a parte.
Mas nem só dessa água vive Itirapina… A cidade também se destaca com atrações naturais como a Cachoeira Saltão e o Morro do Fogão. A cachoeira, com 75 metros de queda, está localizada dentro da Fazenda Saltão – um espaço de 22 mil m² que abriga ainda outras duas cachoeiras (Monjolinho e Ferradura), além de trilhas, área para camping, chalés, restaurante e pequena estrutura de lazer com piscina e playground. Para chegar a maior queda, os mais aventureiros utilizam a técnica de canyoning, mas também é possível descer por uma escadaria com 400 degraus. A vista compensa qualquer esforço!
Já o Morro do Fogão, é um mirante com paredões de até 100 metros de altura de onde podem ser observadas as cidades de Piracicaba e São Pedro. O lugar é ideal para escalada, mas também vale uma visita contemplativa, apenas observando o rico cenário verde ao redor.
Itirapina também abriga um pequeno distrito cheio de história e charme. Itaqueri da Serra, a cerca de 30 quilômetros da cidade, é uma vila originada por colonizadores portugueses por volta de 1800 e teve um morador ilustre: Ulysses Guimarães. Entre as construções históricas que retratam um pouco do passado local, a casa onde nasceu o político se destaca. Outro ponto que chama a atenção na vila é a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de 1839, que possui uma imagem da santa entalhada em carvalho trazida da Ilha da Madeira.
O vilarejo também é destino para aventura. Ali é possível praticar escaladas em suas grandes paredes de arenito ou Canyoning na cachoeira do Itaqueri, de 15 metros de altura. Apesar da proximidade com a famosa Brotas, o lugar tem grande potencial, com atrativos ainda pouco explorados.
Para saber mais, acesse: itirapina.sp.gov.br
Serviço
Festa das Nações de Itirapina
Quando: 12, 13, 14 a partir das 19h e no domingo, dia 15, a partir das 12h.
Onde: Praça da Igreja Matriz
Texto por: Agência com edição
Fotos: Divulgação