A história e o desenvolvimento de Jundiaí têm um início curioso. Foi a partir de uma mutação somática espontânea da uva niágara branca, ocorrida no bairro de Traviú, em 1933, que surgiu o tesouro da cidade: a niágara rosada.
Ela quem motivou a realização da primeira Festa da Uva, que este ano completa 84 anos, e que teve como principal objetivo a divulgação da fruta, tipicamente brasileira. Desde seu início, as festas e o próprio cooperativismo da região têm transformado a cidade. O local que até então era conhecido como uma região onde desembarcavam famílias italianas, se expandiu e agora é polo não só de tradição, como também de cultura, turismo e gastronomia.
Hoje, Jundiaí já pode ser considerada uma das opções para os viajantes que buscam tanto bons restaurantes, como passeios turísticos e até festas. O local possui seis rotas turísticas: a RotaTurística Castanho, a do Centro Histórico, Cultura Italiana, Terra Nova, Rota da Uva e a Rota do Vinho, além de diversos restaurantes, cantinas e adegas, que vendem produtos artesanais, como doces, geleias, vinhos, espumantes e cervejas.
A cidade também possui outras atrações, como passeios ciclísticos, pontos turísticos e é próxima de locais como o parque aquático Wet’n Wild, Hopi Hari e dos aeroportos Viracopos, em Campinas, e o de Congonhas, em São Paulo. A cidade também possui estações rodoviária e ferroviária.
E para quem gosta de festa, cultura e gastronomia, entre os meses de janeiro e fevereiro acontece a 36ª edição da Festa da Uva, junto com a 7ª Expo Vinhos. Durante o evento terá uma série de atrações como exposições de uvas, carros antigos, artesanatos e orquídeas, premiações de uvas, cortejos e atrações circenses, festival de bandas, workshops enogastronômicos, passeios turísticos e ciclísticos, e também, a tradicional cerimônia da pisa da uva, que ocorre aos sábados e domingos, às 14h, nela todos são convidados a dançar nas tinas sobre a uva, como nas antigas tradições da produção de vinho.
Essa é uma sugestão indicada para quem quer conhecer a história local, as comidas mais buscadas da região, os agricultores e produtores de vinho, os rótulos de bebidas e até, levar uma parte dessa nova cultura para casa.
O que fazer em Jundiaí
Para quem pretende curtir a cidade nas férias e aproveitar a festa da uva, uma das opções é permanecer em Jundiaí por três dias. Para quem escolhe esse tipo de roteiro é possível visitar um restaurante a noite, no dia seguinte conhecer um dos parques próximos a cidade e no domingo, ir até a tradicional festa da uva.
Entre as opções de restaurante estão O Italianão, que tem rodízio de camarão, por R$59,90 por pessoa, o Beraldo Di Cale, com comida típica italiana da fazenda, com especialidades como o risoto caipira de bacalhau e costelas suínas a moda do chef. Outra opção é o complexo turístico e gastronômico Villa Brunholi, que segundo Paulo Brunholi, o CEO do local, é indicado para todo perfil de visitante. “Aqui o lugar atende qualquer um, no cardápio temos o café da manhã, com mais de 60 itens, temos rodízios de massa e parmegianas e o espaço ainda conta com museu do vinho, adega, brinquedoteca, espaço de descanso e mini fazenda”, afirma.
Entre as adegas estão a Adega Martins, a Maziero e a tradicional e a já conhecida Casa Cereser, com opções de espumantes, vinhos e outros produtos como suco de uva, molhos etc. Já os pontos turísticos, que estão divididos entre o centro da cidade e os bairros rurais estão fazendas, como a fazenda do Português, comandado por mulheres, a catedral Nossa Senhora do Desterro e o Jardim Botânico local.
Para quem ficar na cidade por mais dias, entre as opções de estadia estão o Adágio, Quality Hotel e a rede de hotéis Ibis. Uma novidade na cidade é que alguns hotéis oferecem valores mais baratos aos finais de semanas.
Festa da Uva de Jundiaí
Dias: 17,18,19,20 e 25,26 e 27 de janeiro / 1,2 e 3 de fevereiro
Horários: Quinta-feira (17) – às 18 hrs / Sextas-feiras – das 18hrs às 22hrs /
Sábados – das 10h às 22h / Domingos – das 10h às 20
Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – Av. Jundiaí s/n
Informações pelo telefone (11) 4589-8580
Entrada gratuita
Ação solidária de 1 quilo de alimento não perecível
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Fotos: Divulgação