Ícone do site Qual Viagem

Férias em São Paulo: ainda dá tempo de aproveitar

Férias em São Paulo são sinônimo de muita programação cultural e gastronômica. Caso esteja pensando em visitar a capital paulista, esse é um dos melhores períodos, já que existe uma diversidade de atividades para serem feitas.

Seja em família, em casal ou com amigos, a capital paulista é destino para tudo e todos. Além disso, é possível encontrar diversos voos baratos nessa época. Fique de olho em ofertas e não perca sua passagem para São Paulo

Para quem ainda está curtindo o período, mas não sabe aonde e como aproveitá-lo, listamos alguns programas para serem feitos na capital paulista. Confira abaixo:

Itaú Cultural

O Itaú Cultural preparou uma série de atividades especiais para o período de férias. Durante os finais de semana, haverá Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de livros, gibis e DVDs, das 11h às 17h.

No dia 28 de janeiro, acontece a última ação da “Ocupação Alceu Valença” que contará com exibição do documentário “Alceu Valença – na Embolada do Tempo” (2019), filme que retrata a trajetória de vida do cantor pernambucano.

Parte da programação conta com uma série de oficinas que estão relacionadas com as exposições do espaço. Cada dia da semana possui uma atividade diferente:

Terças de Cordel – Os encontros dialogam com a exposição “Ocupação Alceu Valença” e propõem a criação de cordéis. No último dia de evento, haverá um sarau.

Quartas de Encadernação – As atividades são voltadas para confecção de cadernos;

Quintas Teatrais – As oficinas convidam o público a se comunicar através dos teatros de sombras;

Sextas Brasilianas – O foco dessa oficina é a exposição com mais de mil itens sobre os cinco séculos de história do Brasil.

Sábados das Esculturas – A programação é baseada nas obras de Franz Weissmann que figura entre uma das exposições mais importantes do espaço. A oficina ensina diferentes técnicas de escultura.

Domingos na Paulista – Essa é a única oficina que acontece fora do espaço. As atividades acontecem na calçada do Itaú Cultural, onde os participantes criam esculturas coletivas na Avenida Paulista.

Todas as atividades são gratuitas.

MIS

O Janeiro Bowie é uma das principais atrações do MIS nesse mês. Duas oficinas foram preparadas em homenagem ao artista. Ambas são voltadas para adultos e crianças e contam com vagas de limitadas. A entrada é gratuita.

Voltada para o público infantil, o Cine Kids traz animações icônicas da Disney. O tema desse mês são as Princesas. O evento acontece a partir do dia 18 de janeiro, às 11h.

Já no MIS Experience, localizado no bairro da Água Branca, o protagonista do mês é Leonardo da Vinci. Além da exposição interativa “Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio”, o Núcleo Educativo do espaço oferece uma série de oficinas e atividades inspiradas no artista. A entrada é gratuita e, para participar, é necessário fazer inscrição com antecedência.

FIESP

O Centro Cultura FIESP, localizado na Avenida Paulista, realiza a exposição “Olá, Maurício!” até o dia 16 de fevereiro. A exibição reúne uma série de obras que mostram a produção dos personagens ao longo de 60 anos.

A exposição está aberta ao público de terça a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h às 20h.

CCSP

Os apaixonados por animes não podem perder a programação do CCSP. O “Verão Otaku” oferece uma maratona de séries, filmes e curtas-metragens japoneses. O festival irá exibir as produções do momento, como “Hero Academy – Two Heroes”, e clássicos como  “A garota que saltava no tempo” e “Attack on Titan”.

A programação é gratuita e acontece na Sala Lima Barreto.

Ano Novo Chinês

2020 já começou na maior parte do mundo, mas na China, o novo ano só começa dia 25 de janeiro. Conhecida como Festa da Primavera, a data é uma das mais importantes para o povo chinês, porém, ela é celebrada em diversos locais.

No Brasil, o ponto de central de festividades é no bairro da Liberdade. A programação conta com danças de leões, enfeites por todo o bairro, barracas com comidas típicas e shows.

Theatro Municipal

Até o final de janeiro, o Theatro Municipal, um dos ícones da cidade, oferece visitas gratuitas pelo prédio histórico. De terça a sábado, das 11h às 17h, os visitantes poderão conhecer todo o complexo de maneira educativa e com monitoria.

Os ingressos podem ser reservados pelo site oficial e pela bilheteria.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por Phaelnogueira

Comentários

Sair da versão mobile