Em pleno cerrado brasileiro, Caldas Novas é considerada a maior estância hidrotermal do mundo. São as águas termais da região, descobertas ainda no século XVIII e que brotam em temperaturas que ultrapassam os 35°C, que fizeram o destino ganhar fama internacional. Esse oásis de águas quentes em Goiás abriga complexos de parques aquáticos e resorts, entre outras atrações. Em período de férias, é sempre um dos destinos mais procurados do Brasil, já que oferece diversão de sobra para todas as faixas etárias.
Complexos de parques e hotéis
Com mais de 40 anos de tradição, o Grupo diRoma administra 13 hotéis em Caldas Novas, além do Acqua Park. Esse parque aquático possui mais de 20 atrações, entre piscinas, toboáguas, área infantil, a maior piscina de ondas da cidade, brinquedos radicais e muito mais.
Outro complexo de parques aquáticos e hotéis em Caldas Novas é o Grupo Privé, que compreende um total de três parques. No Clube Privé há toboáguas, ofurôs, piscinas quentes e frias e área para crianças. Já o Water Park conta com piscina de ondas, toboáguas radicais, rio lento, e muito mais. Às margens do Lago Corumbá, o Náutico Praia Clube concilia tranquilidade e aventura, entre brinquedos, piscinas variadas e até passeio de escuna pelo lago.
Há ainda a Lagoa Parques e Hotéis, com o Lagoa Termas Parque, parque aquático tradicional de Caldas Novas, e a Lagoa Ecopraia, uma praia cenográfica.
Centro da cidade e outros atrativos
Também vale reservar um tempo para explorar o centro de Caldas Novas. À noite, acontece a Feira do Luar, com dezenas de barraquinhas que vendem comida, artesanato e outros produtos. A Praça Mestre Orlando, onde está a Igreja Matriz, também reúne grande parte do agito noturno, com seus bares e restaurantes. Já Casarão dos Gonzaga é um edifício histórico, que data do início do século XX. Há alguns objetos antigos em exposição, além de venda de peças de artesanato local.
Fora do centro da cidade, tire a foto clássica em frente ao Monumento das Águas, erguido para homenagear as águas de quentes de Caldas Novas. Visite também o Jardim Japonês para um passeio tranquilo.
Parque Estadual da Serra de Caldas Novas
Para quem gosta do contato direto com a natureza, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas é uma ótima pedida, localizado entre Caldas Novas e Rio Quente. O parque oferece trilhas, mirantes e cachoeiras.
Rio Quente
Apenas 30 km separam Caldas Novas de Rio Quente. Por isso, vale juntar os dois destinos em uma mesma viagem. Rio Quente tornou-se um município em 1988, ao se emancipar de Caldas Novas. A oferta turística por lá gira em torno do complexo Rio Quente, antiga Pousada do Rio Quente.
Além dos vários hotéis, o complexo abriga três parques. O Hot Park tem a maior praia de águas quentes do Brasil – a famosa Praia do Cerrado –, entre outras atrações aquáticas. Já o Parque das Fontes abriga as nascentes de águas quentes que abastecem o complexo e oferece piscinas, ofurôs e mais. Diferente de todos os parques da região, o Eko Aventura Park é focado em atrações de aventura integradas à natureza, como rafting e tirolesa.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação / Grupo diRoma / Cacau 3 Comunicação