Imagine a aventura que seria estar perto de ursos polares e morsas gigantes, ou então, passear em um treno com cães. Para programas mais lights, como seria relaxar em piscinas quentes ou ver um fenômeno da natureza espetacular? Claro que realizar essas coisas todas em um destino único só é possível na Groenlândia. Aliás, lá é um dos poucos países onde pode viver a experiência do céu da meia noite, já que no verão não existe noite.
Para quem procura um lugar longe de tudo e todos, o país é ideal. Com pequenos povoados e população de aproximadamente 57 mil habitantes, o destino abriga temperaturas abaixo de zero e uma geleira gigante que é Patrimônio Cultural da Humanidade e a segunda maior do mundo.
A cultura do país é rara e exótica desde os nascimentos até a culinária. Os nativos acreditam que quando uma criança nasce, ela vem com personalidades dos seus antepassados, como magia, inteligência, sabedoria e instinto de sobrevivência e, por isso, é um insulto puni-las por mal comportamento.
Já a culinária é composta por seus ingredientes locais e simples. Em seus cardápios não podem faltar a carne de baleia, rena, foca e aves, acompanhados de arroz, batata e cebola. Um dos pratos principais é a sopa suaasat, feita de carne de foca e temperada com sal e pimenta – é considerada rica e nutritiva.
Para a aventura começar, não deixe de visitar o National Park, que é o maior parque do mundo. Com sua área de 972 000 km², é maior do que muitos países. Localizado em Ittoqqortoormiit, ao leste do país, o parque abriga animais como ursos polares, pinguins, morsas, raposas do ártico, pássaros como escrevedeiras das neves, focas, lebre ártica, boi almiscarado, gaivota hiperbórea, entre outros. Visitar o parque é uma aventura selvagem!
Quer passear em um trenó de cachorros? Sisimiut e Kangeriussuaq são os lugares ideais para realizar esse passeio dos trenós por cachorros – e não lobos como são comuns. Cada trenó tem 9 deles e o passeio dura em média duas horas. É uma experiência única e muito divertida.
Na cidade Ilulisaat você pode conferir de pertinho a maior geleira em um passeio que permite admirar de perto sua belíssima cor azul cristal em meio a um frio bastante intenso. Se preferir um lugar mais quentinho, vá até Uunatorq Springs, onde se encontram algumas piscinas naturais de águas termais.
A Groenlândia é um dos poucos países que têm o sol da meia noite. Para apreciar o dia durante a noite, as melhores épocas para ir são entre abril a agosto na cidade de Qaanaaq e, se estiver em Uummannaq, o espetáculo começa em maio e vai até julho. Outro fenômeno é a Aurora Boreal, que só pode ser vista em noites escuras durante o ano inteiro, mas os meses que privilegiam essa imagem linda são outubro e março.
Visite também o Museum National of Greenland. Localizado em Nuuk, o museu está ligado com o Museum National of Denmark e está relacionado com arqueologia, história, arte e artesanato, além de possuir informações sobre ruínas, cemitérios, entre outros.
Para se despedir, visite o museu dedicado à história da região em Qarqortoq. Ou visite ainda as ruínas da mais antiga igreja do país, que fica em Hvalsey, pertinho de Qarqortoq. As ruínas estão bem preservadas e o último evento documentado foi um casamento em 1408.
Quem voa para Groenlândia
Air Greenland e Air Iceland.
Onde se hospedar
Onde Comer
Restaurant Nasaasaaq – Sisimiut
Texto por Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / Oleg_Shevchyshyn