Um dos santuários cristãos mais populares e visitados do mundo, está localizado no sudoeste da França, Lourdes, a cidade que chega a receber 6 milhões de pessoas anualmente. O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes é a maior atração da cidade, construído em cima de uma gruta, onde aconteceu as aparições.
A cidade ficou famosa devido as aparições e milagres que foram reconhecidos pelo Vaticano, e desde então, virou um dos maiores centros de peregrinação dos católicos e a segunda cidade francesa mais visitada, perdendo apenas para Paris.
Ao cruzar a Porta da Misericórdia, como é chamada a entrada do Santuário, já se vê a Basílicas da Imaculada Conceição e Nossa Senhora do Rosário ao fundo. É um momento de grande emoção aos peregrinos, estar em um complexo de igrejas onde sempre há missas em diferentes idiomas.
De todos os lugares do Santuário o mais visitado é a Gruta das Aparições, que fica no rochedo de Massabielle, o lugar onde a Virgem Maria apareceu, em 1858, para uma jovem de 14 anos, Bernadette Soubirous. No fundo, à esquerda, está a fonte revelado por Bernadette segundo as indicações da Santa Virgem. Todos os visitantes querem tocar a água que jorra no rochedo.
Lourdes também é um shopping a céu aberto, com inúmeras lojas de artigos religiosos e o mais impressionante, é que o dinheiro dos comércios ajuda muitas pessoas, que pode incluir hospitalização se for necessário.
Além da religiosidade na cidade, Lourdes oferece três atrações para os visitantes aproveitarem: o Pico do Jer, Lourdes Plage e o Museu dos Pireneus.
O pico é uma plataforma de observação numa das montanhas perto do centro da cidade. Em uma altura de 1.000 metros, o visitante pode aproveitar a cidade em um ângulo diferente e apenas apreciar a beleza. No alto há também uma gruta com visita guiada, trilha para turistas e um restaurante/bar que além de degustar algum aperitivo, pode curtir o cenário.
O Lourdes Plage é ideal para o verão. O lugar é uma praia urbana que fica no Lago de Lourdes, onde funciona como uma piscina natural, com pedalinhos, quiosques, guarda-sol, bares e restaurantes próximo ao lago.
O Château-fort de Lourdes abriga o Museu dos Pireneus, que fica no lindo castelo contando um pouco da história e tradição dos povos que habitam a região dos Pireneus. Além do museu há um pequeno jardim botânico e do alto da torre do castelo é possível ter uma vista excelente do Santuário e da cidade.
A visita neste lugar é uma experiência emocionante e inesquecível, desde a beleza arquitetônica da Basílica até o banho da purificação, trazendo uma sensação de paz e tranquilidade interior.
Onde ficar
Onde comer
Texto por Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / MarekUsz