Ícone do site Qual Viagem

Fazenda Bananal tem imersão na Mata Atlântica em Paraty

Um menu de cinco tempos, harmonizado com vinhos, servido em um “ninho”. A Experiência Ninho é uma das vivências gastronômicas especiais da Fazenda Bananal, em Paraty, em que a mesa é montada no meio da vegetação, com serviço exclusivo. O espaço é inspirado na genialidade das aves ao arquitetar seus ninhos, que abraçam e acolhem os visitantes. O menu é uma jornada em etapas, “do campo para a mesa”, com boa parte dos ingredientes cultivados na própria fazenda, harmonizada com vinhos nacionais, importados e artesanais.

A poucos minutos do Centro Histórico de Paraty, a Fazenda Bananal é um refúgio único, que guarda os segredos e encantos da Mata Atlântica. A fazenda do século XVII proporciona aos visitantes uma vivência de imersão genuína na floresta, em uma propriedade de 180 hectares de área preservada. Passar um dia ali é uma maneira contemporânea de mergulhar na história de Paraty e do Brasil colonial.

O Casarão Histórico onde funcionava a sede foi restaurado a partir de referências em pesquisas documentais, permitindo que mantivesse as características originais, incluindo uma grande roda d’água. Hoje, abriga exposições como a “Paraty em meio à mata”, com curadoria da Casa da Cultura de Paraty, que conta sobre as tradições, festas e riquezas da região.

A Fazenda Bananal, contudo, é mais do que um museu a céu aberto. É uma anfitriã que conduz os visitantes pelos caminhos exuberantes da Mata Atlântica, com foco na educação ambiental e na sustentabilidade. O menu de experiências possíveis em um dia é extenso: tem a Horta Orgânica em forma de mandala, Passeio na Agrofloresta (com espécies como cacau, palmito pupunha e árvores frutíferas) e uma estação que leva a uma imersão sensorial na Floresta Noturna, com histórias de flores e bichos notívagos e uma sala fluorescente que reproduz fauna e flora. As trilhas para os lugares mais distantes são tranquilas, mas há carrinhos abertos para aqueles que não podem caminhar ou preferem o conforto de um passeio motorizado.

O Jardim de Beija-flores, ao lado do Casarão Histórico, é o ponto de partida para a Passarinhada, uma experiência de avistagem de pássaros (sob demanda). conduzida por um especialista em aves, lembrando que A Mata Atlântica é um dos biomas mais biodiversos do mundo, com mais de 850 espécies. As crianças podem também aproveitar as oficinas lúdicas de artesanato e temas ligados à biodiversidade e sustentabilidade.

Para deleite dos visitantes, há uma cafeteria e o Restaurante Bananal, onde boa parte dos vegetais e frutos orgânicos são cultivados e colhidos diariamente na fazenda ou por produtores locais. No salão envidraçado, as mesas têm pequenas hortas no centro, e os sabores da terra e do mar se mesclam em harmonia. Um dos destaques é o “Palmito pupunha assado na casca com manteiga de ervas”.  Nos pratos principais, reina o “Robalo com emulsão de pupunha”, com arroz de coco, banana chamuscada, farofa de limão e açafrão, entre boas opções vegetarianas como a “Mata Atlântica”, trouxinha de cogumelos, com tempura de enoki e molho de raiz branca. Eventualmente, há cafés da manhã temáticos, em datas comemorativas, como o Dia das Mães.

 

Sobre a Fazenda Bananal
A história da Fazenda Bananal remonta aos tempos da Estrada Real, que ligava o litoral ao Vale do Paraíba, em uma rota de escoamento das riquezas das Minas Gerais. A Estrada passava por Paraty, onde iniciou-se o cultivo de açúcar e aguardente. Sua produção era principalmente de cana, cachaça e farinha de mandioca.

Restaurada pelo Grupo OCanto, que engloba a Pousada Literária, em Paraty, a Tutabel, em Trancoso, e a Trijunção, no Cerrado (na divisa de GO, BA e MG), entre outras marcas, a Bananal renasceu com a premissa de ser não apenas um refúgio de tranquilidade, mas também um exemplo de turismo regenerativo, com um programa de educação ambiental e agricultura sustentável.

Nos seus jardins abraçados por palmeiras imperiais, espreguiçadeiras se espalham, convidando à contemplação, ao fim da visita. A entrada para as “Experiências Bananal’ (R$60 inteira e R$30 meia) dá acesso a toda área de experiências da fazenda, com atividades guiadas e autoguiadas. Mês a mês, em sintonia com a programação cultural de Paraty, é possível vivenciar experiências especiais (valores à parte), com o mesmo ingresso de entrada.

Para mais informações, acesse o site fazendabananal.com.br.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile