“Uma explosão de sabor”. Essa é a descrição mais comum feita por quem prova o queijo Tulha, um tesouro que poucos conhecem, mas que já ganhou espaço em alguns dos melhores restaurantes da capital paulista e do Brasil, como D.O.M, Carlos Pizza, Amadeu (Indaiatuba), Black Sheep (Campinas) e em lojas especializadas do segmento, como Mestre Queijeiro (SP) e Roça Capital (Mercado Central de Belo Horizonte). O Tulha já faz parte do cardápio de grandes chefs, como Alex Atala, André Mifano e Claude Troigros.
Com tempo de maturação de 6, 12 e 18 meses, este queijo descansa dentro de uma tulha de mais de 140 anos na Fazenda Atalaia, localizada na região de Amparo, interior de São Paulo, fonte da produção artesanal dessa preciosidade. Ali também é o local onde os visitantes têm a chance de vivenciar uma experiência gastronômica única, recheada de histórias, de aromas e sabores de outros queijos e produtos artesanais, como manteiga, pães e bolos.
Mas por que sair de casa e ir até uma fazenda no interior de São Paulo só para comprar queijo? A ideia talvez soe estranha para quem nunca esteve na Atalaia. No entanto, o carinho e a hospitalidade com que o casal Paulo e Rosana Rezende recebem seus visitantes compensam qualquer distância. Defensores do conceito de slow food, referência da nova gastronomia, eles transformam o dia da visita em uma experiência inesquecível, graças aos sabores do Tulha e dos demais queijos, alma do passeio.
À primeira vista, a fazenda encanta pela tranquilidade e simplicidade. As construções, datadas de 1870, época de produção intensa de café, são utilizadas hoje para a maturação dos queijos. Ali tudo é muito próximo: a sede, o pasto, o antigo terreiro de café, a tulha, o curral, dando um ar aconchegante de produção artesanal. O rebanho de cerca de 200 vacas holandesas, outro verdadeiro tesouro da fazenda, responsável pela matéria-prima, vive tranquilamente.
A produção de queijos da Atalaia começou há cerca de vinte anos. O primeiro mercado conquistado foi o da cidade de Amparo. Com espírito empreendedor e cientes da qualidade de seus produtos, Paulo e Rosana começaram vendendo de porta em porta, até ganharem fama na cidade. Com o tempo, as fronteiras expandiram e agora vêm conquistando espaço em todo o Brasil, por meio de feiras, eventos gastronômicos, workshops e, claro, sendo ingrediente fundamental dos mais renomados restaurantes do país..
Outras especialidades
O queijo Tulha hoje é o carro chefe da Fazenda Atalaia, mas Paulo e Rosana oferecem uma linha de diferentes queijos, todos artesanais e cada um com sabor único. Entre o maturados, são produzidos queijos como o Mantiqueira, Figueira, Figueira Extra, Terreiro, Mogiana, que recebem estes nomes por serem feitos em meio a Serra da Mantiqueira, e o tradicional Provolone. Além deles, a cartela de produtos se estende com a produção de Frescal, Ricota, Mussarela, Nozinho, Manteiga, Creme de Leite e Iogurte. Sem contar também os deliciosos bolos, pães de queijo e biscoitos, feitos artesanalmente por Rosana, cujas receitas saíram de suas origens em Minas Gerais e que enriquecem a experiência com o café da tarde, regado pela boa prosa do casal.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Fotos: Divulgação