Ícone do site Qual Viagem

Fábrica de chocolates é ponto turístico em Pomerode

O tour de fábrica da Nugali Chocolates, em Pomerode (SC), registrou no último dia 11 o visitante número 200 mil. A marca foi atingida em pouco mais de dois anos de operação. O ponto turístico fica na Rota do Enxaimel, vila que é parada obrigatória para quem passeia pelo Vale Europeu Catarinense.

Foto por Divulgação

Fundada em 2004, a Nugali abriu as portas da indústria para o turismo em 2021. O tour funciona todos os dias, das 9h às 18h. É autoguiado, sem a necessidade de agendar horário.

Logo na entrada, um vídeo apresenta a marca Nugali e o chocolate de verdade (bean to bar), aquele em que o fabricante controla a produção desde o plantio do cacau até a embalagem. A Nugali é pioneira no Brasil nesse tipo de produto de alta qualidade.

Foto por Divulgação

O passo seguinte é uma estufa com cacaueiros e pés de baunilha, que são polinizados por abelhas brasileiras (inofensivas) criadas no local. No mesmo ambiente, há uma explicação didática sobre o estilo construtivo enxaimel — que foi adotado na estufa.

De volta ao prédio principal, a visitação oferece experiências sensoriais em um patamar de onde é possível ver a fábrica de chocolates em pleno funcionamento. Enquanto cheira os diferentes ingredientes naturais do chocolate, o turista compreende o passo a passo da transformação de amêndoas de cacau no chocolate nacional.

Foto por Divulgação

Por último, claro, acontece a degustação. Pequenas bicas despejam pasta de chocolate sobre colheres que servem de recordação da Nugali. É possível comparar (à vontade) os produtos com mais e menos cacau e surpreender-se com o sabor da massa de cacau pura, antes de ser misturada aos demais ingredientes. O tour termina na loja de fábrica, onde estão todos os produtos da marca, além de um café.

Rota do Enxaimel

Eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo, a Rota do Enxaimel conta com cerca de 50 casas históricas da época da imigração preservadas em um bairro onde turismo, conservação ambiental e agricultura familiar complementam-se.

Além da fábrica da Nugali Chocolates, o roteiro concentra restaurantes, pousadas, passeios ecológicos, lojas e artesanato. Tudo em uma extensão de apenas 16 km, numa paisagem tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Mais informações em: nugali.com.br / rotadoenxaimel.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile