Ícone do site Qual Viagem

Extrema oferece surpresas, encantos e atrativos no sul de MG

Como dizia José Duduca de Morais, “Oh! Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais! ”. É exatamente assim que qualquer um se sente ao visitar o sul do estado mineiro, particularmente a cidade de Extrema. A apenas 109 km da capital paulista, na divisa entre MG e SP, é possível conhecer essa beleza mineira e se encantar pela simplicidade, pelo povo acolhedor e pelo clima familiar.

A cidade vem ganhando importância e reconhecimento em seus atrativos turísticos e tornando-se refúgio para todos aqueles que procuram por natureza, calmaria e até mesmo esportes radicais. Cercada por natureza exuberante e em contato direto com a Serra da Mantiqueira, Extrema oferece o adorável ar de montanha, friozinho aconchegante e tudo aquilo que você está procurando para uma escapada de final de semana.

Foto por Bruno Jeliel

 

Os passeios são divididos em cinco rotas (sol, vento, pedra, água e rosa), todas com boas opções turísticas. Com clima extremamente mineiro, o destino traz segredos e belas paisagens, como os maravilhosos mirantes, parques estruturados, cachoeiras deslumbrantes e oportunidade ideal para compartilhar o prazer do contato com a natureza.

Foto por Bruno Jeliel

A Rota do Sol é onde está localizada a Serra das Anhumas, com seus mirantes naturais e Prainha do Juncal; a Rota dos Ventos é onde está a Serra do Lopo, tendo como atrativos âncoras a biodiversidade da Floresta Atlântica e o voo livre; na Rota das Pedras está a Pedra do Índio; a Rota das Águas é onde mora a aventura, localizada no Rio Jaguari, e tem como principais atrativos o rafting e o Parque Municipal da Cachoeira do Salto; e, por último, a Rota das Rosas, no centro da cidade, é onde está localizado o Santuário de Santa Rita e o Parque Municipal Cachoeira do Jaguari.

Foto por Bruno Jeliel

Cada uma dessas rotas merece visitas e rende experiências emocionantes. Para praticar pelo menos um dos muitos esportes radicais da cidade, a dica é experimentar o rafting e sentir a adrenalina de descer uma das maiores quedas do Brasil no Rio Jaguari. A Radix Aventura é uma das agências que oferecem toda a estrutura, equipamento, segurança e muita diversão nesses esportes. A empresa também implementou atividades como o trekking, rappel, canyoning, cavalgada e voo livre. Ao praticar o rafting, além de se deparar com muita emoção, o turista também passa por alguns lugares lindos e, se tiver muita sorte, irá encontrar muitas borboletas em uma das passagens do rio.

Foto por Rose Simões

 

Quem optar por algo mais simples pode escolher entre fazer uma trilha, assistir ao pôr-do-sol ou até mesmo admirar do alto da montanha dois cenários lindíssimos: de um lado uma parte de São Paulo e, do outro, Extrema. No alto da Serra do Lopo, pode-se avistar os dois cenários através das rampas de voos livres. E seguindo a estradinha de terra, aproveite para assistir ao pôr-do-sol no mesmo lugar. Para trilhas (de três níveis) e curtir o cenário de cima, o parque Pico dos Cabritos também é uma ótima opção para relaxar e provar de uma culinária mais saudável.

Foto por Bruno Jeliel

Um dos lugares bem interessantes para visitar na cidade é o parque temático Apiário Flor Brazil, que nasceu em dezembro de 2005 e conta, em ilustrações, maquetes, réplicas e cenários, sobre a história da apicultura, o hidromel (bebida alcoólica mais antiga do mundo), as abelhas nativas, as colmeias e curiosidades sobre os benefícios que o mel pode nos trazer. Ainda no mesmo lugar existe uma loja de conveniência que vende produtos naturais feitos de mel.

Foto por Bruno Jeliel

Após viver momentos de aventura e conhecer o apiário, é hora de atravessar o caminho das rosas e caminhar pelas ruas da cidade, sentindo o ar de interior. Comece o passeio pelo Santuário de Santa Rita de Cássia, um local que é ponto de encontro de fiéis.

Foto por Bruno Jeliel

A igreja Matriz se transformou em Santuário de Santa Rita de Cássia em 2008 e recebeu uma imagem fac-símile, feita em Roma, do corpo preservado de Santa Rita que se encontrava na Basílica de Cássia, na Itália, e duas relíquias sagradas: um pedaço do manto e um fragmento do osso da Santa. No mês de maio é comemorado a Festa de Santa Rita, onde ocorrem missas, peregrinação e festa na Praça Presidente Vargas.

Foto por Bruno Jeliel

Outro ponto interessante, principalmente para quem ama artesanato e quer levar uma lembrancinha para alguém querido, é o Extrema Azul e Verde. As irmãs Hosana Ortiz e Gilma Pereira vieram de Curitiba e são as criadoras do lugar e de todo o trabalho. Com a ajuda de Rafael Pereira e Nina Lee, os quatro fizeram da casa de Hosana um ateliê com lindas obras de arte, algumas feitas com materiais especiais. Sua visita não será a mesma se você não passar para conhecer esse pedacinho de Extrema.

Gilma Pereira. Foto por Bruno Jeliel

Extrema é uma das melhores cidades para se viver em Minas Gerais e oferece roteiros para todos os gostos e estilos, desde religiosos e aventureiros, até para casais, famílias e ecoturismo. Conhecer esse lugar, pertinho de São Paulo, promete muitas surpresas e encantos. Só quem vivencia momentos e experiências para saber o quão especial é o sul de Minas.

Como chegar

Partindo de São Paulo ou de Belo Horizonte, siga pela rodovia Fernão Dias.

Onde ficar – Hotel Marina Bella

Está localizado na Rota dos Ventos, a 15 km do centro da cidade. Com vista para a Serra do Lopo, o hotel recém-inaugurado possui uma ótima estrutura com piscina, parquinho, espaço de sinuca, bar, capela, salão de eventos, churrasqueira e estacionamento para os hóspedes. Sem contar as acomodações, que são confortáveis e equipadas com frigobar, televisão, telefone, secador e WiFi.

Texto por: Caroline de Oliveira. A jornalista viajou a convite da Secretaria de Turismo de Extrema, em parceria com o Circuito Serras Verdes.

Foto destaque por Bruno Jeliel

Comentários

Sair da versão mobile