Ícone do site Qual Viagem

Expresso de Natal fará viagem especial em São Paulo

Em edição especial em São Paulo, o Expresso de Natal irá percorrer cerca de 130 km em uma viagem inédita pelas linhas 7 e 11 da CPTM no dia 23 de dezembro, em evento apenas para convidados. A locomotiva 7202 e o carro PI-3102 estarão totalmente decorados, estando iluminados para a ocasião. Além da celebração do período natalino, a composição realiza a viagem também como tributo a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que nesse ano completou 150 anos de fundação.

O trem vai partir de Jundiaí, passando por Várzea Paulista, Franco da Rocha, Caieiras, Perus, Jaraguá, Pirituba, Lapa, entre outros, até chegar na estação da Luz. Após 30 minutos de parada, o expresso segue para Guararema, passando pelo Brás, Tatuapé, Itaquera, Guaianases, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Mogi das Cruzes, Sabaúna, Luiz Carlos entre outros.

A locomotiva

A 7202 é uma locomotiva do modelo C30-7A fabricada pela General Eletric em sua fábrica em Campinas em 1990. Fazia parte de um lote de sete unidades adquiridas pela então Cutrale Quintella para uso nas linhas da FEPASA. Circulou até o início de 2017, quando foi então desativada juntamente com todas as demais.

Seis das sete unidades foram vendidas como sucata, para desmanche, sendo que dessas seis somente a 7202 não foi sucateada. Em julho de 2018 a ABPF adquiriu a locomotiva da empresa particular que a possuía, sendo então a locomotiva levada para as oficinas da Rumo Logística em Araraquara, onde foi lavada, revisada, colocada novamente em condições operacionais e recebeu uma nova pintura comemorativa, em homenagem aso 150 anos da pioneira Cia. Paulista de Estradas de Ferro.

O carro salão/bar

Trata-se de um carro de aço inoxidável, fabricado em 1962 pela MAFERSA para a então Estrada de Ferro Araraquara, uma das formadoras da FEPASA. Em 1996 foi transformado em Salão/TV-Bar pela FEPASA, para integrar a composição do Expresso Azul. Após realizar poucas viagens, passou a ser usado pela diretoria das empresas sucessoras esporadicamente, até que em 2010 foi retirado de operação. Em 2018 foi cedido pelo DNIT para a ABPF, que com apoio da Rumo o levou de Rio Claro para Paulínia, onde o carro foi lavado e passou por revisão completa em uma empresa especializada na reforma e manutenção de vagões, estando 100% operacional e dentro dos padrões exigidos. Este é o único carro desse tipo existente, sendo portanto um raro exemplar.

Objetivo

Este evento tem como objetivo divulgar o trabalho de preservação ferroviária realizado pela ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e Rumo Logística, além de divulgar a ferrovia como importante modal de transporte para a nação, divulgando todos os trens e bondes do Estado de São Paulo.

Mais informações em: facebook.com/NatalNosTrilhosExpressoPaulista

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile